O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT

O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identific...

ver descrição completa

Autor principal: Araujo, Guilherme Leonardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.