O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT

O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identific...

ver descrição completa

Autor principal: Araujo, Guilherme Leonardo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9352
recordtype ojs
spelling peri-article-93522022-10-20T18:37:13Z O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT Araujo, Guilherme Leonardo Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-02-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 10.3895/rde.v10n17.9352 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-35 1984-2376 10.3895/rde.v10n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Araujo, Guilherme Leonardo
spellingShingle Araujo, Guilherme Leonardo
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
author_sort Araujo, Guilherme Leonardo
title O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_short O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_full O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_fullStr O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_full_unstemmed O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_sort o brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do pt
description O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
_version_ 1805449401099878400
score 10,814766