O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identific...
Autor principal: | Araujo, Guilherme Leonardo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9352 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-93522022-10-20T18:37:13Z O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT Araujo, Guilherme Leonardo Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-02-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 10.3895/rde.v10n17.9352 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-35 1984-2376 10.3895/rde.v10n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137 Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Araujo, Guilherme Leonardo |
spellingShingle |
Araujo, Guilherme Leonardo O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
author_sort |
Araujo, Guilherme Leonardo |
title |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_short |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_full |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_fullStr |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_full_unstemmed |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_sort |
o brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do pt |
description |
O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 |
_version_ |
1805449401099878400 |
score |
10,814766 |