Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix

Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior eco...

ver descrição completa

Principais autores: Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, Silva, Danilo Soares, Boldrin, Juliana, Fujimura, Ana Paula Akemi Araki, Rocha, Anne Kathleen Lopes da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.