Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior eco...
Principais autores: | Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de, Silva, Danilo Soares, Boldrin, Juliana, Fujimura, Ana Paula Akemi Araki, Rocha, Anne Kathleen Lopes da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9355 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-93552020-05-06T13:12:13Z Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da Administração; Administração de Setores Específicos. Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix. Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da UNICAMP. 2020-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 10.3895/rts.v16n40.9355 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n40 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355/7419 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da |
spellingShingle |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
author_sort |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de |
title |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_short |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_full |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_fullStr |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_full_unstemmed |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_sort |
como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da netflix |
description |
Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 |
_version_ |
1805449551039954944 |
score |
10,814766 |