Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfig...
Principais autores: | Damasceno, Handherson Leyltton Costa, Soares, Adriany Thatcher Castro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9368 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-93682020-03-26T02:29:01Z Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano Damasceno, Handherson Leyltton Costa Soares, Adriany Thatcher Castro Educação Educação; Tecnologias Educacionais; Políticas Públicas O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfiguração do discurso para o desenvolvimento de políticas públicas em e para a Educação deve ser analisado e desse intento nasce o trabalho em voga. O artigo em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com análise documental e tem como objetivos cartografar e caracterizar o percurso das políticas públicas de Educação e Tecnologia, utilizando como recorte o cenário da Bahia e especificamente em Salvador, capital baiana. O trabalho aponta que as políticas públicas para a Educação e Tecnologias desconsidera a figura do professor, da infraestrutura das escolas e pouco contribui para a efetivação da cultura digital dos envolvidos no processo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368 10.3895/rts.v16n39.9368 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 250-263 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 250-263 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368/7124 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa Soares, Adriany Thatcher Castro |
spellingShingle |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa Soares, Adriany Thatcher Castro Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
author_sort |
Damasceno, Handherson Leyltton Costa |
title |
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
title_short |
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
title_full |
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
title_fullStr |
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
title_full_unstemmed |
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano |
title_sort |
trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na bahia e em salvador: marcos históricos em território baiano |
description |
O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfiguração do discurso para o desenvolvimento de políticas públicas em e para a Educação deve ser analisado e desse intento nasce o trabalho em voga. O artigo em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com análise documental e tem como objetivos cartografar e caracterizar o percurso das políticas públicas de Educação e Tecnologia, utilizando como recorte o cenário da Bahia e especificamente em Salvador, capital baiana. O trabalho aponta que as políticas públicas para a Educação e Tecnologias desconsidera a figura do professor, da infraestrutura das escolas e pouco contribui para a efetivação da cultura digital dos envolvidos no processo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368 |
_version_ |
1805449551536979968 |
score |
10,814766 |