Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano

O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfig...

ver descrição completa

Principais autores: Damasceno, Handherson Leyltton Costa, Soares, Adriany Thatcher Castro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9368
recordtype ojs
spelling peri-article-93682020-03-26T02:29:01Z Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano Damasceno, Handherson Leyltton Costa Soares, Adriany Thatcher Castro Educação Educação; Tecnologias Educacionais; Políticas Públicas O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfiguração do discurso para o desenvolvimento de políticas públicas em e para a Educação deve ser analisado e desse intento nasce o trabalho em voga. O artigo em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com análise documental e tem como objetivos cartografar e caracterizar o percurso das políticas públicas de Educação e Tecnologia, utilizando como recorte o cenário da Bahia e especificamente em Salvador, capital baiana. O trabalho aponta que as políticas públicas para a Educação e Tecnologias desconsidera a figura do professor, da infraestrutura das escolas e pouco contribui para a efetivação da cultura digital dos envolvidos no processo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368 10.3895/rts.v16n39.9368 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 250-263 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 250-263 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368/7124 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Soares, Adriany Thatcher Castro
spellingShingle Damasceno, Handherson Leyltton Costa
Soares, Adriany Thatcher Castro
Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
author_sort Damasceno, Handherson Leyltton Costa
title Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
title_short Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
title_full Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
title_fullStr Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
title_full_unstemmed Trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na Bahia e em Salvador: marcos históricos em território baiano
title_sort trajetórias das políticas públicas de educação e tecnologias na bahia e em salvador: marcos históricos em território baiano
description O debate sobre a inserção da tecnologia na Educação não é recente. Desde os anos 60, discussões sobre o processo de incorporação das tecnologias pela Educação são empreendidas, bem como políticas públicas e projetos de governo vêm sido experimentados. Dito isto, o processo de configuração e reconfiguração do discurso para o desenvolvimento de políticas públicas em e para a Educação deve ser analisado e desse intento nasce o trabalho em voga. O artigo em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com análise documental e tem como objetivos cartografar e caracterizar o percurso das políticas públicas de Educação e Tecnologia, utilizando como recorte o cenário da Bahia e especificamente em Salvador, capital baiana. O trabalho aponta que as políticas públicas para a Educação e Tecnologias desconsidera a figura do professor, da infraestrutura das escolas e pouco contribui para a efetivação da cultura digital dos envolvidos no processo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9368
_version_ 1805449551536979968
score 10,814766