ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a...
Principais autores: | Jabbour, Charbel José Chiappetta, Santos, Fernando César Almada |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2006
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94 |
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Resumo: |
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a EA deve ser introduzida na totalidade dos conteúdos programáticos já consolidados, isto é, em todas as disciplinas de graduação, à luz de uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Tendo em vista o pouco conhecimento sistematizado acerca desse tema, realiza-se um resgate histórico do conceito de EA e sua consolidação no Brasil e no mundo. Pautando-se em um estudo de caso, são analisadas as possibilidades e desafios da interiorização dos princípios de EA nas seguintes disciplinas: (a) desenvolvimento de produto; (b) logística; (c) gestão da qualidade; (d) gestão de recursos humanos; e (e) fundamentos de economia. Espera-se, com tais reflexões, contribuir com o aprofundamento do debate sobre EA no âmbito da engenharia de produção, onde ele se mostra ao mesmo tempo fundamental e escasso. |
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