ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a...

ver descrição completa

Principais autores: Jabbour, Charbel José Chiappetta, Santos, Fernando César Almada
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-94
recordtype ojs
spelling peri-article-942008-11-10T17:05:18Z ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Jabbour, Charbel José Chiappetta Santos, Fernando César Almada O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a EA deve ser introduzida na totalidade dos conteúdos programáticos já consolidados, isto é, em todas as disciplinas de graduação, à luz de uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Tendo em vista o pouco conhecimento sistematizado acerca desse tema, realiza-se um resgate histórico do conceito de EA e sua consolidação no Brasil e no mundo. Pautando-se em um estudo de caso, são analisadas as possibilidades e desafios da interiorização dos princípios de EA nas seguintes disciplinas: (a) desenvolvimento de produto; (b) logística; (c) gestão da qualidade; (d) gestão de recursos humanos; e (e) fundamentos de economia. Espera-se, com tais reflexões, contribuir com o aprofundamento do debate sobre EA no âmbito da engenharia de produção, onde ele se mostra ao mesmo tempo fundamental e escasso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94 10.3895/S1808-04482006000400007 Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 4 (2006) 1808-0448 10.3895/S1808-044820060004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94/91 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jabbour, Charbel José Chiappetta
Santos, Fernando César Almada
spellingShingle Jabbour, Charbel José Chiappetta
Santos, Fernando César Almada
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
author_sort Jabbour, Charbel José Chiappetta
title ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_full ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_fullStr ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_full_unstemmed ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_sort entre desafios e oportunidades: reflexÕes acerca da inserÇÃo da dimensÃo ambiental no currÍculo de engenharia de produÇÃo
description O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a EA deve ser introduzida na totalidade dos conteúdos programáticos já consolidados, isto é, em todas as disciplinas de graduação, à luz de uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Tendo em vista o pouco conhecimento sistematizado acerca desse tema, realiza-se um resgate histórico do conceito de EA e sua consolidação no Brasil e no mundo. Pautando-se em um estudo de caso, são analisadas as possibilidades e desafios da interiorização dos princípios de EA nas seguintes disciplinas: (a) desenvolvimento de produto; (b) logística; (c) gestão da qualidade; (d) gestão de recursos humanos; e (e) fundamentos de economia. Espera-se, com tais reflexões, contribuir com o aprofundamento do debate sobre EA no âmbito da engenharia de produção, onde ele se mostra ao mesmo tempo fundamental e escasso.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2006
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94
_version_ 1805291491938009088
score 10,814766