ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a...
Principais autores: | Jabbour, Charbel José Chiappetta, Santos, Fernando César Almada |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2006
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-94 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-942008-11-10T17:05:18Z ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Jabbour, Charbel José Chiappetta Santos, Fernando César Almada O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a EA deve ser introduzida na totalidade dos conteúdos programáticos já consolidados, isto é, em todas as disciplinas de graduação, à luz de uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Tendo em vista o pouco conhecimento sistematizado acerca desse tema, realiza-se um resgate histórico do conceito de EA e sua consolidação no Brasil e no mundo. Pautando-se em um estudo de caso, são analisadas as possibilidades e desafios da interiorização dos princípios de EA nas seguintes disciplinas: (a) desenvolvimento de produto; (b) logística; (c) gestão da qualidade; (d) gestão de recursos humanos; e (e) fundamentos de economia. Espera-se, com tais reflexões, contribuir com o aprofundamento do debate sobre EA no âmbito da engenharia de produção, onde ele se mostra ao mesmo tempo fundamental e escasso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94 10.3895/S1808-04482006000400007 Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 4 (2006) 1808-0448 10.3895/S1808-044820060004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94/91 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Jabbour, Charbel José Chiappetta Santos, Fernando César Almada |
spellingShingle |
Jabbour, Charbel José Chiappetta Santos, Fernando César Almada ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
author_sort |
Jabbour, Charbel José Chiappetta |
title |
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_short |
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_full |
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_fullStr |
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_full_unstemmed |
ENTRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_sort |
entre desafios e oportunidades: reflexÕes acerca da inserÇÃo da dimensÃo ambiental no currÍculo de engenharia de produÇÃo |
description |
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades e limitações concernentes à inclusão de princípios da Educação Ambiental (EA) no currículo de um curso de Engenharia de Produção (EP). Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9.795/99) e as normas internacionais para este tema, a EA deve ser introduzida na totalidade dos conteúdos programáticos já consolidados, isto é, em todas as disciplinas de graduação, à luz de uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Tendo em vista o pouco conhecimento sistematizado acerca desse tema, realiza-se um resgate histórico do conceito de EA e sua consolidação no Brasil e no mundo. Pautando-se em um estudo de caso, são analisadas as possibilidades e desafios da interiorização dos princípios de EA nas seguintes disciplinas: (a) desenvolvimento de produto; (b) logística; (c) gestão da qualidade; (d) gestão de recursos humanos; e (e) fundamentos de economia. Espera-se, com tais reflexões, contribuir com o aprofundamento do debate sobre EA no âmbito da engenharia de produção, onde ele se mostra ao mesmo tempo fundamental e escasso. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2006 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/94 |
_version_ |
1805291491938009088 |
score |
10,814766 |