Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde

O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, pred...

ver descrição completa

Principais autores: Justus, José Fabiano Costa, Francisco, Antonio Carlos de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-941
recordtype ojs
spelling peri-article-9412022-09-29T18:40:39Z Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde Justus, José Fabiano Costa Francisco, Antonio Carlos de O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-05-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941 10.3895/S1982-873X2012000100007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941/794 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Justus, José Fabiano Costa
Francisco, Antonio Carlos de
spellingShingle Justus, José Fabiano Costa
Francisco, Antonio Carlos de
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
author_sort Justus, José Fabiano Costa
title Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_short Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_full Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_fullStr Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_full_unstemmed Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_sort detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
description O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941
_version_ 1805449194443374592
score 10,814766