Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, pred...
Principais autores: | Justus, José Fabiano Costa, Francisco, Antonio Carlos de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-941 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-9412022-09-29T18:40:39Z Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde Justus, José Fabiano Costa Francisco, Antonio Carlos de O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-05-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941 10.3895/S1982-873X2012000100007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941/794 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Justus, José Fabiano Costa Francisco, Antonio Carlos de |
spellingShingle |
Justus, José Fabiano Costa Francisco, Antonio Carlos de Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
author_sort |
Justus, José Fabiano Costa |
title |
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
title_short |
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
title_full |
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
title_fullStr |
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
title_sort |
detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde |
description |
O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2012 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941 |
_version_ |
1805449194443374592 |
score |
10,814766 |