Procedimentos manifestos por alunos em atividades de modelagem matemática: compreensões à luz da análise de conteúdo

Neste trabalho, trazemos para discussão os procedimentos manifestos por alunos de um 8o ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades de modelagem matemática. Para discutir acerca desses procedimentos, apresentamos alguns episódios que retratam a dinâmica do envolvimento deles com atividades...

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Principais autores: Castro, Elida Maiara Velozo de, Veronez, Michele Regiane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9538
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Resumo: Neste trabalho, trazemos para discussão os procedimentos manifestos por alunos de um 8o ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades de modelagem matemática. Para discutir acerca desses procedimentos, apresentamos alguns episódios que retratam a dinâmica do envolvimento deles com atividades de modelagem e nos apoiamos na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Da análise identificamos cinco categorias de procedimentos: focalizam a temática em estudo, indicam a organização do trabalho a ser realizado, depõem a escolha de estratégias, revelam o uso ou a compreensão de conceitos matemáticos e denotam processos avaliativos. Concluímos que em atividades de modelagem matemática os procedimentos manifestos pelos alunos não podem ser analisados isoladamente; é o conjunto de procedimentos, que possibilitam o desenvolvimento da atividade de modelagem e que carregam, implícita ou explicitamente; intenções e conhecimentos dos alunos, negociações deles ou entre eles e o professor.