UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS

A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores i...

ver descrição completa

Principais autores: Munik, Juliano, de Lima, Edson Pinheiro, da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa.