UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS

A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores i...

ver descrição completa

Principais autores: Munik, Juliano, de Lima, Edson Pinheiro, da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-955
recordtype ojs
spelling peri-article-9552012-08-22T19:31:52Z UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS Munik, Juliano de Lima, Edson Pinheiro da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea G Estratégica e Organizacional; Eng Prod A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-08-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955 10.3895/S1808-04482012000200010 Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 2 (2012) 1808-0448 10.3895/S1808-044820120002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955/831 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Munik, Juliano
de Lima, Edson Pinheiro
da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea
spellingShingle Munik, Juliano
de Lima, Edson Pinheiro
da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
author_sort Munik, Juliano
title UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
title_short UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
title_full UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
title_fullStr UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
title_sort uma anÁlise de citaÇÕes e co-citaÇÕes em estratÉgia de operaÇÕes em serviÇo: um estudo das empresas de projetos
description A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955
_version_ 1805291641562464256
score 10,814766