UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS
A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores i...
Principais autores: | Munik, Juliano, de Lima, Edson Pinheiro, da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-955 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-9552012-08-22T19:31:52Z UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS Munik, Juliano de Lima, Edson Pinheiro da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea G Estratégica e Organizacional; Eng Prod A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-08-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955 10.3895/S1808-04482012000200010 Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 2 (2012) 1808-0448 10.3895/S1808-044820120002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955/831 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Munik, Juliano de Lima, Edson Pinheiro da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea |
spellingShingle |
Munik, Juliano de Lima, Edson Pinheiro da Costa, Sérgio Eduardo Gouvea UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
author_sort |
Munik, Juliano |
title |
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
title_short |
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
title_full |
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES E CO-CITAÇÕES EM ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DE PROJETOS |
title_sort |
uma anÁlise de citaÇÕes e co-citaÇÕes em estratÉgia de operaÇÕes em serviÇo: um estudo das empresas de projetos |
description |
A Gestão Estratégica de Operações tem como objetivo contribuir para a manutenção do posicionamento competitivo das empresas em seus mercados de atuação, atendendo as necessidades dos clientes e gerando vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Com a evolução dos mercados, alguns setores iniciam um processo de transformação, como exemplo, as modificações ocorridas no setor de Serviços onde, nos últimos anos, a sua participação na economia dos países tem crescido. Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica em Gestão Estratégica de Serviço, particularmente focando estudos realizados com empresas que trabalham por projetos. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na análise via Redes Sociais, onde é possível mapear relações entre grupo de autores, palavras-chave e periódicos. A análise resulta no entendimento do atual estágio de desenvolvimento da pesquisa no tema e permite identificar oportunidades para a evolução dos estudos. O estudo identificou de uma forma objetiva, através de gráficos e tabelas quais os grupos de indivíduos, como autores e palavras-chave, apresentam maior influência na amostra pesquisada, guiando o pesquisador na construção de um entendimento acerca do estado da arte no assunto estudado, bem como a identificar os temas e tópicos mais relevantes para futuros trabalhos. Este estudo contribui para o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao estudo de Redes Sociais, sendo possível através da análise dos dados, identificar a qualidade destas informações para futuros desenvolvimento da pesquisa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2012 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/955 |
_version_ |
1805291641562464256 |
score |
10,814766 |