Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma c...
Principais autores: | Tavares, José, Bessa Oliveira, José, Alarcão, Isabel, Mealha, Óscar, Azevedo de Almeida, Carla, Souza, Francislê Neri de, Souza, Dayse Neri de, Sousa, Anabela Pereira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma componente empírica e relata-se o processo de análise de dados qualitativos e quantitativos referentes à validação do modelo, obtidos em sessões de grupos focais com 51 participantes (estudantes, investigadores e professores), solicitados a discutirem cenários prováveis teoricamente construídos. A recolha de dados, com registo audiovisual, utilizou técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação, escalas valorativas de opinião. Como contributos, salienta-se a sistematização das reflexões, a validação do modelo, a transferabilidade para outros contextos e técnicas mistas inovadoras para processar e representar dados qualitativos e quantitativos, suportadas em informação de estatística descritiva e representação visual infográfica. Apresentam-se ainda alguns resultados cruzando informação de índole mais qualitativa com outra mais quantitativa que é destacada também nas conclusões. |
---|