Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma c...

ver descrição completa

Principais autores: Tavares, José, Bessa Oliveira, José, Alarcão, Isabel, Mealha, Óscar, Azevedo de Almeida, Carla, Souza, Francislê Neri de, Souza, Dayse Neri de, Sousa, Anabela Pereira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9637
recordtype ojs
spelling peri-article-96372019-05-01T05:23:17Z Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo Tavares, José Bessa Oliveira, José Alarcão, Isabel Mealha, Óscar Azevedo de Almeida, Carla Souza, Francislê Neri de Souza, Dayse Neri de Sousa, Anabela Pereira Educação; Education Marcadores; formação; inovação; pesquisa; análise qualitativa Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma componente empírica e relata-se o processo de análise de dados qualitativos e quantitativos referentes à validação do modelo, obtidos em sessões de grupos focais com 51 participantes (estudantes, investigadores e professores), solicitados a discutirem cenários prováveis teoricamente construídos. A recolha de dados, com registo audiovisual, utilizou técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação, escalas valorativas de opinião. Como contributos, salienta-se a sistematização das reflexões, a validação do modelo, a transferabilidade para outros contextos e técnicas mistas inovadoras para processar e representar dados qualitativos e quantitativos, suportadas em informação de estatística descritiva e representação visual infográfica. Apresentam-se ainda alguns resultados cruzando informação de índole mais qualitativa com outra mais quantitativa que é destacada também nas conclusões. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637 10.3895/rtr.v3n2.9637 Revista Transmutare; v. 3, n. 2 (2018) 2525-6475 10.3895/rtr.v3n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637/6108 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Tavares, José
Bessa Oliveira, José
Alarcão, Isabel
Mealha, Óscar
Azevedo de Almeida, Carla
Souza, Francislê Neri de
Souza, Dayse Neri de
Sousa, Anabela Pereira
spellingShingle Tavares, José
Bessa Oliveira, José
Alarcão, Isabel
Mealha, Óscar
Azevedo de Almeida, Carla
Souza, Francislê Neri de
Souza, Dayse Neri de
Sousa, Anabela Pereira
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
author_sort Tavares, José
title Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_short Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_full Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_fullStr Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_full_unstemmed Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
title_sort marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
description Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma componente empírica e relata-se o processo de análise de dados qualitativos e quantitativos referentes à validação do modelo, obtidos em sessões de grupos focais com 51 participantes (estudantes, investigadores e professores), solicitados a discutirem cenários prováveis teoricamente construídos. A recolha de dados, com registo audiovisual, utilizou técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação, escalas valorativas de opinião. Como contributos, salienta-se a sistematização das reflexões, a validação do modelo, a transferabilidade para outros contextos e técnicas mistas inovadoras para processar e representar dados qualitativos e quantitativos, suportadas em informação de estatística descritiva e representação visual infográfica. Apresentam-se ainda alguns resultados cruzando informação de índole mais qualitativa com outra mais quantitativa que é destacada também nas conclusões.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637
_version_ 1805294165216460800
score 10,814766