Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma c...
Principais autores: | Tavares, José, Bessa Oliveira, José, Alarcão, Isabel, Mealha, Óscar, Azevedo de Almeida, Carla, Souza, Francislê Neri de, Souza, Dayse Neri de, Sousa, Anabela Pereira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9637 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-96372019-05-01T05:23:17Z Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo Tavares, José Bessa Oliveira, José Alarcão, Isabel Mealha, Óscar Azevedo de Almeida, Carla Souza, Francislê Neri de Souza, Dayse Neri de Sousa, Anabela Pereira Educação; Education Marcadores; formação; inovação; pesquisa; análise qualitativa Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma componente empírica e relata-se o processo de análise de dados qualitativos e quantitativos referentes à validação do modelo, obtidos em sessões de grupos focais com 51 participantes (estudantes, investigadores e professores), solicitados a discutirem cenários prováveis teoricamente construídos. A recolha de dados, com registo audiovisual, utilizou técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação, escalas valorativas de opinião. Como contributos, salienta-se a sistematização das reflexões, a validação do modelo, a transferabilidade para outros contextos e técnicas mistas inovadoras para processar e representar dados qualitativos e quantitativos, suportadas em informação de estatística descritiva e representação visual infográfica. Apresentam-se ainda alguns resultados cruzando informação de índole mais qualitativa com outra mais quantitativa que é destacada também nas conclusões. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637 10.3895/rtr.v3n2.9637 Revista Transmutare; v. 3, n. 2 (2018) 2525-6475 10.3895/rtr.v3n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637/6108 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Tavares, José Bessa Oliveira, José Alarcão, Isabel Mealha, Óscar Azevedo de Almeida, Carla Souza, Francislê Neri de Souza, Dayse Neri de Sousa, Anabela Pereira |
spellingShingle |
Tavares, José Bessa Oliveira, José Alarcão, Isabel Mealha, Óscar Azevedo de Almeida, Carla Souza, Francislê Neri de Souza, Dayse Neri de Sousa, Anabela Pereira Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
author_sort |
Tavares, José |
title |
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
title_short |
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
title_full |
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
title_fullStr |
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
title_full_unstemmed |
Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
title_sort |
marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre uma proposta de modelo de marcadores para a universidade dos próximos 20 anos, com um enquadramento teórico fundamentado na essência da universidade, nos modelos organizacionais e na projeção de cenários. Privilegia-se a vertente de uma componente empírica e relata-se o processo de análise de dados qualitativos e quantitativos referentes à validação do modelo, obtidos em sessões de grupos focais com 51 participantes (estudantes, investigadores e professores), solicitados a discutirem cenários prováveis teoricamente construídos. A recolha de dados, com registo audiovisual, utilizou técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação, escalas valorativas de opinião. Como contributos, salienta-se a sistematização das reflexões, a validação do modelo, a transferabilidade para outros contextos e técnicas mistas inovadoras para processar e representar dados qualitativos e quantitativos, suportadas em informação de estatística descritiva e representação visual infográfica. Apresentam-se ainda alguns resultados cruzando informação de índole mais qualitativa com outra mais quantitativa que é destacada também nas conclusões. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/9637 |
_version_ |
1805294165216460800 |
score |
10,814766 |