Teoria da complexidade, cultura de paz e sustentabilidade: integração de perspectivas através da ecoformação
Este trabalho tem por objetivo discutir a integração conceitual entre Cultura de Paz e seu ramo pedagógico (Educação para a Paz), Sustentabilidade e Teoria da Complexidade. Para isso, argumenta-se a partir das obras “O Método” de Edgar Morin, constituída por seis volumes, onde estabelece as bases d...
Principais autores: | Salles Filho, Nei Alberto, Salles, Virgínia Ostroski, Pereira, Fernanda Verônica Fleck |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9701 |
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Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo discutir a integração conceitual entre Cultura de Paz e seu ramo pedagógico (Educação para a Paz), Sustentabilidade e Teoria da Complexidade. Para isso, argumenta-se a partir das obras “O Método” de Edgar Morin, constituída por seis volumes, onde estabelece as bases de sua Teoria da Complexidade. Junto a isto, reflete-se sobre a Cultura de Paz e a Educação para a Paz, como expressão de uma educação na complexidade. Em seguida, abre-se a discussão do conceito de Sustentabilidade em suas relações com Cultura de Paz (Educação para a Paz). Finalizando, são apresentadas duas perpsectivas que tratam da Ecoformação, como ideia-síntese do encontro entre Paz, Sustentabilidade e Complexidade. Para alcançar o objetivo proposto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica a partir de fontes específicas, particularmente estudos teóricos e documentos internacionais, realizando uma aproximação reflexiva das questões centrais. |
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