ATITUDE DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO A CULTURAS PROBIÓTICAS E ALIMENTOS PROBIÓTICOS

O objetivo deste trabalho foi avaliar junto aos consumidores da região Norte do Paraná as crenças, atitudes e hábitos de consumo de culturas probióticas e produtos probióticos. Para isso aplicou-se um questionário a 100 pessoas, onde se verificou um baixo consumo deste tipo de produto. A avaliação...

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Autor principal: Pimentel, Tatiana Colombo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/974
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Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar junto aos consumidores da região Norte do Paraná as crenças, atitudes e hábitos de consumo de culturas probióticas e produtos probióticos. Para isso aplicou-se um questionário a 100 pessoas, onde se verificou um baixo consumo deste tipo de produto. A avaliação de atitude revelou concordância que o consumo regular de produtos probióticos melhora o funcionamento do intestino, pode diminuir os níveis de colesterol, pode aumentar a absorção de cálcio proveniente da dieta e reforça os mecanismos de defesa do corpo. No entanto, os consumidores ainda acreditam que componentes funcionais, como os probióticos, têm capacidade de prevenir ou tratar doenças e não estão convencidos de que a sua ingestão não desencadeia reações adversas à saúde após o consumo. De uma forma geral, a atitude dos entrevistados foi positiva, porém, é recomendável reforçar a comunicação ao consumidor das alegações de propriedades funcionais e de saúde de culturas probióticas.