Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices

This work has the analysis of a Twin Rotor prototype built in the laboratory, the development of its mathematical modeling, the identification of unknown parameters and its control. The control is done through MATLAB, and the PID control is used. The prototype is composed by two rotors, which entail...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Gustavo Felipe de, Paiva, Marcel Cachova de, Schwambach, Matias
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10130
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-10130
recordtype dspace
spelling riut-1-101302020-11-12T17:17:37Z Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices Application of aerospace control principles to a twin rotor aircraft prototype Oliveira, Gustavo Felipe de Paiva, Marcel Cachova de Schwambach, Matias Fritzen, Paulo Cícero Souto, Rafael Fontes Fritzen, Paulo Cicero Souto, Rafael Fontes Frencl, Victor Baptista Controladores PID Rotores Engenharia de protótipos Modelos matemáticos Engenharia elétrica PID controllers Rotors Prototypes, Engineering Mathematical models Electric engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA This work has the analysis of a Twin Rotor prototype built in the laboratory, the development of its mathematical modeling, the identification of unknown parameters and its control. The control is done through MATLAB, and the PID control is used. The prototype is composed by two rotors, which entail a movement of the prototype in two axes. Works that have in their scope experimental results, such as this one, have challenges that go beyond the mathematical part, as it is also described in the course of the final part of the work. The results are shown in graphs and their analysis is described below. Este trabalho possui a análise de um protótipo de Twin Rotor construído em laboratório, o desenvolvimento de sua modelagem matemática, a identificação dos parâmetros desconhecidos e o seu controle. O controle do mesmo é feito através do MATLAB, e é usado o controle PID. O protótipo é composto por dois rotores, que acarretam um movimento do protótipo em dois eixos. Trabalhos que possuem em seu escopo resultados experimentais, como o caso deste, possuem desafios que vão além da parte matemática, como também é descrito ao decorrer da parte final do trabalho. Os resultados são mostrados em gráficos e sua análise é descrita em seguida. 2020-11-12T17:17:36Z 2020-11-12T17:17:36Z 2018-06-11 bachelorThesis OLIVEIRA, Gustavo Felipe de; PAIVA, Marcel Cachova de; SCHWAMBACH, Matias. Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10130 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Engenharia Elétrica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Controladores PID
Rotores
Engenharia de protótipos
Modelos matemáticos
Engenharia elétrica
PID controllers
Rotors
Prototypes, Engineering
Mathematical models
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
spellingShingle Controladores PID
Rotores
Engenharia de protótipos
Modelos matemáticos
Engenharia elétrica
PID controllers
Rotors
Prototypes, Engineering
Mathematical models
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Oliveira, Gustavo Felipe de
Paiva, Marcel Cachova de
Schwambach, Matias
Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
description This work has the analysis of a Twin Rotor prototype built in the laboratory, the development of its mathematical modeling, the identification of unknown parameters and its control. The control is done through MATLAB, and the PID control is used. The prototype is composed by two rotors, which entail a movement of the prototype in two axes. Works that have in their scope experimental results, such as this one, have challenges that go beyond the mathematical part, as it is also described in the course of the final part of the work. The results are shown in graphs and their analysis is described below.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Oliveira, Gustavo Felipe de
Paiva, Marcel Cachova de
Schwambach, Matias
author_sort Oliveira, Gustavo Felipe de
title Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
title_short Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
title_full Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
title_fullStr Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
title_full_unstemmed Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
title_sort aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Gustavo Felipe de; PAIVA, Marcel Cachova de; SCHWAMBACH, Matias. Aplicação de princípios de controle aeroespacial com dois graus de liberdade em um protótipo de aeronave de duas hélices. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10130
_version_ 1805296668486139904
score 10,814766