Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha

Wear and corrosion of final products and industrial equipments are frequent concerns for the various industrial segments. An alternative to attenuate this problem is the use of protective superficial layers which are resistant to working conditions in these environments, as for example Fe-Al interme...

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Principais autores: Luzzi, Bruno Ferreira, Okura, Heloise Naomi
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10290
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spelling riut-1-102902020-11-12T18:27:07Z Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha Luzzi, Bruno Ferreira Okura, Heloise Naomi Maranho, Ossimar Maranho, Ossimar Maranho, Ossimar Maranho, Ossimar Desgaste mecânico Revestimentos - Processos Compostos intermetálicos - Propriedades termomecânicas Controle de temperatura Mechanical wear Coating processes Intermetallic compounds - Thermomechanical properties Temperature control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO Wear and corrosion of final products and industrial equipments are frequent concerns for the various industrial segments. An alternative to attenuate this problem is the use of protective superficial layers which are resistant to working conditions in these environments, as for example Fe-Al intermetallics layers. In a previous study, the effects of using controlled atmosphere in the diffusion treatment of sprayed aluminum in ABNT 1020 steel were analyzed, especially regarding the homogeneity, hardness and thickness of the intermetallic layer formed. The objective of this project was to progress in these layers study by wear abrasion evaluation using rubber wheel tests. It was possible to identify the influence of aluminum content, fragility and porosity in wear resistance, whereas the intermetallic layer which less exhibited the mentioned characteristics had the best performance in the abrasion tests. Desgaste e corrosão, sejam de produtos acabados ou de equipamentos de industriais, são preocupações constantes dos mais diversos segmentos industriais. Uma maneira de atenuar o problema é a utilização de camadas superficiais protetoras que sejam resistentes às condições de trabalho nesses ambientes, como, por exemplo, as camadas formadas por intermetálicos ferro-alumínio. Em trabalho prévio, estudaram-se os efeitos de se utilizar atmosfera controlada para difusão do alumínio aspergido em uma barra de aço ABNT 1020, no que diz respeito à homogeneidade, dureza e espessura da camada de intermetálicos formada. Este trabalho teve como objetivo avançar no estudo dessas camadas através da avaliação do desgaste abrasivo, por meio de ensaios com um abrasômetro tipo roda de borracha. Foi possível identificar a influência do teor de alumínio na liga, da fragilidade e porosidade na resistência ao desgaste, sendo que a camada que menos apresentou as características citadas apresentou o melhor desempenho nos ensaios de desgaste. 2020-11-12T18:27:07Z 2020-11-12T18:27:07Z 2012-10-18 bachelorThesis LUZZI, Bruno Ferreira; OKURA, Heloise Naomi. Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha . 2012. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10290 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Departamento Acadêmico de Mecânica Engenharia Mecânica UTFPR
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Luzzi, Bruno Ferreira
Okura, Heloise Naomi
Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha
description Wear and corrosion of final products and industrial equipments are frequent concerns for the various industrial segments. An alternative to attenuate this problem is the use of protective superficial layers which are resistant to working conditions in these environments, as for example Fe-Al intermetallics layers. In a previous study, the effects of using controlled atmosphere in the diffusion treatment of sprayed aluminum in ABNT 1020 steel were analyzed, especially regarding the homogeneity, hardness and thickness of the intermetallic layer formed. The objective of this project was to progress in these layers study by wear abrasion evaluation using rubber wheel tests. It was possible to identify the influence of aluminum content, fragility and porosity in wear resistance, whereas the intermetallic layer which less exhibited the mentioned characteristics had the best performance in the abrasion tests.
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