Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais

Invented from a joke, in the 60’s, longboard skate became more than a sport coming to integrate a lifestyle. Nowadays, the activity has been spreading more and more, leaving the exclusivity of the bowls and becoming an alternative means of transport of low cost to travel shorter distances. The objec...

ver descrição completa

Principais autores: Tortato, Alexandre Zeglin, Farias, Gabriele Lucia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10640
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-10640
recordtype dspace
spelling riut-1-106402020-11-12T19:09:41Z Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais Tortato, Alexandre Zeglin Farias, Gabriele Lucia Ansay, Samuel Soares Ansay, Samuel Soares Cousseau, Tiago Labiak Junior, Silvestre Skate (Esporte) Dispositivos eletromecânicos Motores elétricos Sustentabilidade Acoplamentos Energia elétrica Estudos de viabilidade Skateboarding Electromechanical devices Electric motors Sustainability Couplings Electric power Feasibility studies CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO Invented from a joke, in the 60’s, longboard skate became more than a sport coming to integrate a lifestyle. Nowadays, the activity has been spreading more and more, leaving the exclusivity of the bowls and becoming an alternative means of transport of low cost to travel shorter distances. The objective of this assessment is to develop the mechanism of an electric propulsion device that provides to the user be travelling medium and long distances in order to make skateboarding a sustainable and accessible means of transportation in large urban centers. The product will contain a rechargeable battery that will provide electrical power to the motor, which will transform that charge into mechanical energy, causing the longboard to move. We study similar products, which have already found marketing space in the market, in order to explore and understand the feasibility of developing the intended device. In this way, we also seek to understand the needs and preferences of the target audience to which the product is destined, via field survey of the online questionnaire type. Simulations were developed to specify device components. Finally, a patent was drafted with the design of the device in order to protect future interests. Inventado a partir de uma brincadeira, nos anos 60, o skate longboard se tornou mais do que um esporte passando a integrar um estilo de vida. Atualmente, a atividade vem se difundindo cada vez mais deixando a exclusividade das pistas e se transformando em um meio de transporte alternativo de baixo custo para percorrer distâncias mais curtas. O objetivo deste trabalho é desenvolver o mecanismo de um dispositivo elétrico de propulsão que proporcione ao usuário a capacidade de percorrer médias e longas distâncias, a fim de tornar o skate um meio de locomoção sustentável e acessível em grandes centros urbanos. O produto conterá uma bateria recarregável que fornecerá energia elétrica ao motor, o qual transformará essa carga em energia mecânica, fazendo com que o longboard se locomova. Estudamos produtos semelhantes, que já encontraram espaço de comercialização no mercado, a fim de explorar e entender a viabilidade de desenvolvimento do dispositivo pretendido. Nesta senda, também procuramos entender as necessidades e preferências do público-alvo ao qual o produto se destina, via pesquisa de campo do tipo questionário online. Foi desenvolvido simulações para especificar os componentes do dispositivo. Por fim foi redigida uma patente com a concepção do dispositivo visando proteger os interesses futuros. 2020-11-12T19:09:40Z 2020-11-12T19:09:40Z 2018-06-29 bachelorThesis TORTATO, Alexandre Zeglin; FARIAS, Gabriele Lucia. Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10640 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Graduação em Engenharia Mecânica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Skate (Esporte)
Dispositivos eletromecânicos
Motores elétricos
Sustentabilidade
Acoplamentos
Energia elétrica
Estudos de viabilidade
Skateboarding
Electromechanical devices
Electric motors
Sustainability
Couplings
Electric power
Feasibility studies
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
spellingShingle Skate (Esporte)
Dispositivos eletromecânicos
Motores elétricos
Sustentabilidade
Acoplamentos
Energia elétrica
Estudos de viabilidade
Skateboarding
Electromechanical devices
Electric motors
Sustainability
Couplings
Electric power
Feasibility studies
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Tortato, Alexandre Zeglin
Farias, Gabriele Lucia
Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
description Invented from a joke, in the 60’s, longboard skate became more than a sport coming to integrate a lifestyle. Nowadays, the activity has been spreading more and more, leaving the exclusivity of the bowls and becoming an alternative means of transport of low cost to travel shorter distances. The objective of this assessment is to develop the mechanism of an electric propulsion device that provides to the user be travelling medium and long distances in order to make skateboarding a sustainable and accessible means of transportation in large urban centers. The product will contain a rechargeable battery that will provide electrical power to the motor, which will transform that charge into mechanical energy, causing the longboard to move. We study similar products, which have already found marketing space in the market, in order to explore and understand the feasibility of developing the intended device. In this way, we also seek to understand the needs and preferences of the target audience to which the product is destined, via field survey of the online questionnaire type. Simulations were developed to specify device components. Finally, a patent was drafted with the design of the device in order to protect future interests.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Tortato, Alexandre Zeglin
Farias, Gabriele Lucia
author_sort Tortato, Alexandre Zeglin
title Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
title_short Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
title_full Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
title_fullStr Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
title_full_unstemmed Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
title_sort estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TORTATO, Alexandre Zeglin; FARIAS, Gabriele Lucia. Estudo de viabilidade técnica e econômica de dispositivo eletromecânico inovador de propulsão para acoplamento em longboards convencionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10640
_version_ 1805323612930965504
score 10,814766