Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR

The courtyard is an important space within the school environment for the development of children. Using it functionally through landscaping is a great alternative. The aim of this paper is to elaborate the landscape project of the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) São Francisco d...

ver descrição completa

Autor principal: Minozzo, Maraiza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10860
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-10860
recordtype dspace
spelling riut-1-108602020-11-13T12:21:34Z Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR School landscaping of the Center for Early Childhood Education (CECE) São Francisco de Assis in the municipality of Dois Vizinhos, PR Minozzo, Maraiza Brun, Flávia Gizele König Zanella, Makerli Galvan Brun, Flávia Gizele König Perboni, Anelise Tessari Fernandes, Patricia Projeto paisagístico Educação pré-escolar Jardins escolares Landscape design Education, Preschool School gardens CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS::PARQUES E JARDINS The courtyard is an important space within the school environment for the development of children. Using it functionally through landscaping is a great alternative. The aim of this paper is to elaborate the landscape project of the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) São Francisco de Assis in the municipality of Dois Vizinhos, Paraná. For this purpose, on-site visits were carried out to survey the necessary metric measurements for project design and later the data were processed in AutoCAD 2D software for floor plan formulation. A drawing workshop was also held with students from Jardim II to capture their perception of school landscaping, the drawings were analyzed according to the methodology proposed by Sauvé (2005). The workshop was efficient in capturing the perception of the target audience, helping in the construction of the landscape project, where the drawings can be classified into six environmental categories: Nature, Place where they live, Community project, Biosphere, Resource, Problem . The landscape project encompassed the school garden (sensory mandala, butterfly bed, composer, etc.) and the main façade with different flowers. O pátio é um importante espaço dentro do ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças. Utiliza-lo de forma funcional através do paisagismo é uma excelente alternativa. O objetivo do presente trabalho é elaborar o projeto paisagístico do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, Paraná. Para isso, realizou-se visitas in loco visando levantar as medidas métricas necessárias para a elaboração do projeto e posteriormente os dados foram processados em software AutoCAD 2D para formulação das plantas baixas. Realizou-se ainda uma oficina de desenho com os alunos do Jardim II para captar a percepção destes quanto ao paisagismo escolar, os desenhos foram analisados conforme metodologia proposta por Sauvé (2005). A oficina foi eficiente na captação da percepção do público alvo em questão, auxiliando na construção do projeto paisagístico, onde se pode classificar os desenhos em seis categorias de meio ambiente: Natureza, Lugar em que se vive, Projeto comunitário, Biosfera, Recurso, Problema. O projeto paisagístico englobou a horta escolar (mandala sensorial, canteiro das borboletas, composteira e etc) e a fachada principal com diferentes flores. 2020-11-13T12:21:34Z 2020-11-13T12:21:34Z 2019-11-21 bachelorThesis MINOZZO, Maraiza. Paisagismo escolar do Centro de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10860 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Engenharia Florestal UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Projeto paisagístico
Educação pré-escolar
Jardins escolares
Landscape design
Education, Preschool
School gardens
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS::PARQUES E JARDINS
spellingShingle Projeto paisagístico
Educação pré-escolar
Jardins escolares
Landscape design
Education, Preschool
School gardens
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS::PARQUES E JARDINS
Minozzo, Maraiza
Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
description The courtyard is an important space within the school environment for the development of children. Using it functionally through landscaping is a great alternative. The aim of this paper is to elaborate the landscape project of the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) São Francisco de Assis in the municipality of Dois Vizinhos, Paraná. For this purpose, on-site visits were carried out to survey the necessary metric measurements for project design and later the data were processed in AutoCAD 2D software for floor plan formulation. A drawing workshop was also held with students from Jardim II to capture their perception of school landscaping, the drawings were analyzed according to the methodology proposed by Sauvé (2005). The workshop was efficient in capturing the perception of the target audience, helping in the construction of the landscape project, where the drawings can be classified into six environmental categories: Nature, Place where they live, Community project, Biosphere, Resource, Problem . The landscape project encompassed the school garden (sensory mandala, butterfly bed, composer, etc.) and the main façade with different flowers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Minozzo, Maraiza
author_sort Minozzo, Maraiza
title Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
title_short Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
title_full Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
title_fullStr Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
title_full_unstemmed Paisagismo escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR
title_sort paisagismo escolar do centro municipal de educação infantil (cmei) são francisco de assis no município de dois vizinhos, pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MINOZZO, Maraiza. Paisagismo escolar do Centro de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis no município de Dois Vizinhos, PR. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10860
_version_ 1805312313753862144
score 10,814766