Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV

Environmental education comprises an educational practice that helps raise awareness of students in relation to the preservation of the environment. Such area arose in order to sensitize society, promoting conservation attitudes. On the basis of such importance this work promoted improvements in eco...

ver descrição completa

Autor principal: Warmling, Jheniffer Valmira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11073
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11073
recordtype dspace
spelling riut-1-110732020-11-13T13:06:24Z Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV Warmling, Jheniffer Valmira Filippi, Marciele Kovalski, Mara Luciane Kovalski, Mara Luciane Filippi, Marciele Estevan, Daniela Aparecida Comunidades vegetais Educação ambiental Ecologia vegetal Plant communities Environmental education Plant ecology CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA Environmental education comprises an educational practice that helps raise awareness of students in relation to the preservation of the environment. Such area arose in order to sensitize society, promoting conservation attitudes. On the basis of such importance this work promoted improvements in ecological path of the Federal Technological University of Paraná-Campus Dois Vizinhos, through educational practices involving revitalization, identification of herbaceous species, lectures and visitations. The activities had positive responses, promoting involvement between teachers and students with environmental issues within the institution. As scientific knowledge, involving the Botany, the track features multiple and varied diversity of herbaceous species, being the more abundant the Hydrocotyle leucocephala Cham. The environment has low diversity and uniformity, showing points changed with regard to conservation. The study has provided practical way the development and application of environmental education, contributing to the professional and personal training of those involved. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) A Educação Ambiental compreende uma prática educativa que auxilia a sensibilização de estudantes em relação à preservação do ambiente. Tal área surgiu com o intuito de sensibilizar a sociedade, promovendo atitudes conservacionistas. Em função de tal importância o presente trabalho promoveu melhorias na Trilha Ecológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos, através de práticas educacionais envolvendo revitalização, identificação de espécies herbáceas, palestras e visitações. As atividades surtiram respostas positivas, promovendo o envolvimento entre docentes e discentes com questões ambientais dentro da instituição. Quanto ao conhecimento cientifico, envolvendo a botânica, a trilha apresenta diversidade múltipla e variada de espécies herbáceas, sendo a mais abundante a Hydrocotyle leucocephala Cham. O ambiente possui baixo índice de diversidade e uniformidade, apresentando pontos alterados no que diz respeito à conservação. O estudo proporcionou de maneira pratica o desenvolvimento e a aplicação da Educação Ambiental, contribuindo para a formação profissional e pessoal dos envolvidos. 2020-11-13T13:06:24Z 2020-11-13T13:06:24Z 2015-12-01 bachelorThesis WARMLING, Jheniffer Valmira. Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11073 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunidades vegetais
Educação ambiental
Ecologia vegetal
Plant communities
Environmental education
Plant ecology
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
spellingShingle Comunidades vegetais
Educação ambiental
Ecologia vegetal
Plant communities
Environmental education
Plant ecology
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Warmling, Jheniffer Valmira
Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
description Environmental education comprises an educational practice that helps raise awareness of students in relation to the preservation of the environment. Such area arose in order to sensitize society, promoting conservation attitudes. On the basis of such importance this work promoted improvements in ecological path of the Federal Technological University of Paraná-Campus Dois Vizinhos, through educational practices involving revitalization, identification of herbaceous species, lectures and visitations. The activities had positive responses, promoting involvement between teachers and students with environmental issues within the institution. As scientific knowledge, involving the Botany, the track features multiple and varied diversity of herbaceous species, being the more abundant the Hydrocotyle leucocephala Cham. The environment has low diversity and uniformity, showing points changed with regard to conservation. The study has provided practical way the development and application of environmental education, contributing to the professional and personal training of those involved.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Warmling, Jheniffer Valmira
author_sort Warmling, Jheniffer Valmira
title Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
title_short Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
title_full Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
title_fullStr Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
title_full_unstemmed Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV
title_sort práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da utfpr-dv
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation WARMLING, Jheniffer Valmira. Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11073
_version_ 1805308142539505664
score 10,814766