A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná

Currently, there are several initiatives concerning the continuing education of teachers to guide them on their importance so that they can always innovate their practice, both educational as specific knowledge in the area of Sciences. This research was developed through the application of questionn...

ver descrição completa

Autor principal: Meredik, Poliana Aparecida
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11074
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11074
recordtype dspace
spelling riut-1-110742020-11-13T13:06:25Z A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná The continuing education of elementary school science teachers II of the public network of Dois Vizinhos, Paraná Meredik, Poliana Aparecida Kovalski, Mara Luciane Boeno, Rosangela Maria Kovalski, Mara Luciane Sartori, Glauber Professores - Formação Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Teachers, Training of Science - Study and teaching Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Currently, there are several initiatives concerning the continuing education of teachers to guide them on their importance so that they can always innovate their practice, both educational as specific knowledge in the area of Sciences. This research was developed through the application of questionnaires to science teachers of elementary school II, teaching staff of state schools and members of the Regional Education Center - Headquarters Two Paraná neighbors, with the aim of analyzing how is the continuing education of said core science teachers, identifying what are the selection criteria for the issue of continuing education thereof, and to identify the contribution of continuing education to the role of the teacher in the classroom. Subsequently, the questionnaires were analyzed according to the assumptions of content analysis in order to compare data to analyze the relationship between what is provided by public policies with what happens in practice in relation to the continuing education of science teachers, aiming commitment for the implementation of these proposals. It was obtained as a result that the State of Paraná provides continuing education for teachers. However, this training does not correspond to the expectations of professionals interviewed education. In addition, both the Regional Center of Education as teachers find it difficult to effect a continuing education quality, however the majority of teachers consider it very important. Na atualidade, várias são as iniciativas a respeito da formação continuada de professores a fim de orientá-los sobre a sua importância para que possam inovar sempre a sua prática, tanto pedagógica quanto de conhecimentos específicos na área de Ciências. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários aos professores de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais, equipe pedagógica de escolas estaduais e para membros do Núcleo Regional de Educação – Sede Dois Vizinhos Paraná, tendo o intuito de analisar como está a formação continuada dos professores de Ciências do referido núcleo, identificando quais são os critérios de escolha para o tema da formação continuada dos mesmos, além de verificar qual a contribuição da formação continuada para a atuação do professor em sala de aula. Posteriormente, os questionários foram analisados seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, a fim de confrontar dados para analisar a relação entre o que é previsto pelas políticas públicas com o que ocorre na prática em relação à formação continuada de professores de Ciências, visando o comprometimento para a realização destas propostas. Obteve-se como resultado que Estado do Paraná fornece formação continuada aos professores. Entretanto, essa formação não esta correspondendo às expectativas dos profissionais da educação entrevistados. Além disso, tanto o Núcleo Regional de Educação quanto os professores possuem dificuldade para efetivar uma formação continuada de qualidade, no entanto a maioria dos professores a consideram de grande importância. 2020-11-13T13:06:25Z 2020-11-13T13:06:25Z 2015-11-17 bachelorThesis MEREDIK, Poliana Aparecida. A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11074 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Meredik, Poliana Aparecida
A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
description Currently, there are several initiatives concerning the continuing education of teachers to guide them on their importance so that they can always innovate their practice, both educational as specific knowledge in the area of Sciences. This research was developed through the application of questionnaires to science teachers of elementary school II, teaching staff of state schools and members of the Regional Education Center - Headquarters Two Paraná neighbors, with the aim of analyzing how is the continuing education of said core science teachers, identifying what are the selection criteria for the issue of continuing education thereof, and to identify the contribution of continuing education to the role of the teacher in the classroom. Subsequently, the questionnaires were analyzed according to the assumptions of content analysis in order to compare data to analyze the relationship between what is provided by public policies with what happens in practice in relation to the continuing education of science teachers, aiming commitment for the implementation of these proposals. It was obtained as a result that the State of Paraná provides continuing education for teachers. However, this training does not correspond to the expectations of professionals interviewed education. In addition, both the Regional Center of Education as teachers find it difficult to effect a continuing education quality, however the majority of teachers consider it very important.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Meredik, Poliana Aparecida
author_sort Meredik, Poliana Aparecida
title A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
title_short A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
title_full A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
title_fullStr A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná
title_sort formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental ii da rede pública de dois vizinhos, paraná
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MEREDIK, Poliana Aparecida. A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11074
_version_ 1703204000342474752
score 10,966579