Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014

The textbook is among the most used courseware by primary school teachers. Through it, the teacher guides for developing lessons and other pedagogical practices, serving also as a manual for the students, guiding them into the discipline, facilitating their understanding forward the issues discussed...

ver descrição completa

Autor principal: Peretto, Elisandra
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11088
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11088
recordtype dspace
spelling riut-1-110882020-11-13T13:06:51Z Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014 Analysis of genetic content and ecology in biology textbooks and their relationship to the matrix of ENEM 2014 Peretto, Elisandra Kovalski, Mara Luciane Frassão, Elisângela Andréia Kovalski, Mara Luciane Boeno, Rosangela Maria Biologia Ensino - Meios auxiliares Professores Biology Teaching - Aids and devices Teachers CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The textbook is among the most used courseware by primary school teachers. Through it, the teacher guides for developing lessons and other pedagogical practices, serving also as a manual for the students, guiding them into the discipline, facilitating their understanding forward the issues discussed by the teacher. Thinking of it, the study aimed to analyse the high school textbooks of a private school and a public school in the city of Dois Vizinhos/ PR. This research aimed to analyse only a few contents of Genetics and Ecology in the books, from both schools, linking them with the reference array of the National High School Exam - ENEM 2014 by checking so if they were or not in agreement with the framework provided by the Ministry of Education - MEC. It was part of the research as well, the application of a questionnaire about the exam of ENEM 2014 to students from the third year of high school who were examined, and the application of a questionnaire about the curricular matrix, too the biology teachers. With the results obtained in this research, it is clear that there is a deficiency regarding the approach and exploration of themes presented into the matrix of ENEM in biology books analysed from both schools. In addition, many teachers think that this matrix is important, however most of them do not disclose the existence of it to their students, and so, most students do not know about the array, and have reported not having studied all the contents approached in the exam of ENEM 2014 in the classroom. O livro didático está entre os materiais didáticos mais utilizados pelos professores do ensino básico. Por meio dele, o professor se orienta para desenvolver suas aulas e demais práticas pedagógicas, serve, ainda, como um manual ao aluno, norteando-o na disciplina, facilitando a sua compreensão frente aos assuntos abordados pelo professor. Pensando nisso, o trabalho teve por objetivo, analisar os livros didáticos do ensino médio de uma escola privada, e de uma escola pública do município de Dois Vizinhos/ PR. Essa pesquisa buscou analisar somente alguns conteúdos de Genética e Ecologia nos livros, de ambas as escolas, relacionando-os com a matriz de referência do Enem 2014, verificando assim, se os mesmos estavam ou não de acordo com o referencial disponibilizado pelo MEC. Fez parte da pesquisa também, a aplicação de um questionário referente à prova do Enem 2014 aos alunos do 3o ano do ensino médio que realizaram o exame, e a aplicação de um questionário, sobre a matriz, aos professores de Biologia. Com os resultados obtidos nessa pesquisa, percebe-se que há deficiência com relação à abordagem e exploração de assuntos presentes na matriz do ENEM de 2014 nos livros de Biologia analisados de ambas as escolas. Além disso, muitos dos professores acham importante a matriz do ENEM, porém a maioria não divulga a existência da mesma a seus alunos, e assim, a maioria dos alunos não sabem da existência da matriz, e relatam não ter estudado todos os conteúdos abordados na prova do ENEM de 2014 em sala de aula. 2020-11-13T13:06:51Z 2020-11-13T13:06:51Z 2015-06-29 bachelorThesis PERETTO, Elisandra. Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11088 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Biologia
Ensino - Meios auxiliares
Professores
Biology
Teaching - Aids and devices
Teachers
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Biologia
Ensino - Meios auxiliares
Professores
Biology
Teaching - Aids and devices
Teachers
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Peretto, Elisandra
Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
description The textbook is among the most used courseware by primary school teachers. Through it, the teacher guides for developing lessons and other pedagogical practices, serving also as a manual for the students, guiding them into the discipline, facilitating their understanding forward the issues discussed by the teacher. Thinking of it, the study aimed to analyse the high school textbooks of a private school and a public school in the city of Dois Vizinhos/ PR. This research aimed to analyse only a few contents of Genetics and Ecology in the books, from both schools, linking them with the reference array of the National High School Exam - ENEM 2014 by checking so if they were or not in agreement with the framework provided by the Ministry of Education - MEC. It was part of the research as well, the application of a questionnaire about the exam of ENEM 2014 to students from the third year of high school who were examined, and the application of a questionnaire about the curricular matrix, too the biology teachers. With the results obtained in this research, it is clear that there is a deficiency regarding the approach and exploration of themes presented into the matrix of ENEM in biology books analysed from both schools. In addition, many teachers think that this matrix is important, however most of them do not disclose the existence of it to their students, and so, most students do not know about the array, and have reported not having studied all the contents approached in the exam of ENEM 2014 in the classroom.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Peretto, Elisandra
author_sort Peretto, Elisandra
title Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
title_short Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
title_full Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
title_fullStr Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
title_full_unstemmed Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014
title_sort análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do enem 2014
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PERETTO, Elisandra. Análise dos conteúdos de genética e ecologia em livros didáticos de biologia e sua relação com a matriz do ENEM 2014. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11088
_version_ 1805314524945842176
score 10,814766