Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos

The per capita solid waste generation grows annually and, with this, it is necessary to evaluate and propose mechanisms that promote non-generation, or at least reducing the amount of waste produced. One of the key ways to achieve successfully raising awareness about environmental issues is the Envi...

ver descrição completa

Principais autores: Lauxen, Daiana, Feltrim, Fernanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11485
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11485
recordtype dspace
spelling riut-1-114852020-11-13T17:36:42Z Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos Lauxen, Daiana Feltrim, Fernanda Conceição, Priscila Soraia da Gonçalves, Morgana Suszek Schoenhals, Marlise Educação ambiental - Marmeleiro (Paraná) Gestão integrada de resíduos sólidos - Marmeleiro (Paraná) Environmental education – Marmeleiro (Paraná) Integrated solid waste management - Marmeleiro (Paraná) Engenharia Ambiental The per capita solid waste generation grows annually and, with this, it is necessary to evaluate and propose mechanisms that promote non-generation, or at least reducing the amount of waste produced. One of the key ways to achieve successfully raising awareness about environmental issues is the Environmental Education (EE). This paper proposed a methodology for informal EE, to reduce the generation of solid waste, the Araucaria neighborhood, located in the municipality of Marmeleiro - PR. First, we applied a questionnaire to the knowledge of the socioeconomic characteristics of the population worked and evaluate environmental awareness across the theme. Later, with pre - established residences, there was the weighing of waste produced. Made - up, then an environmental awareness with the sampled population, which led promotes knowledge exchange involving concepts of separation of waste at source, home composting and recycling programs. After the practice, in order to verify its effectiveness, reweighing was performed. Data were evaluated by the method of paired data, with the aid of Minitab 16. With the results, it was possible to evaluate the method presented inefficiency at a significance level of 5% and a confidence level of 95%. Despite some inefficiency, EE still remains one of the only ways to get significant results in reducing the measure of waste generated by the population. A produção per capita de resíduos sólidos cresce anualmente e, com isto, se faz necessário avaliar e propor mecanismos que evitem a geração, ou, ao menos, a redução da quantidade de resíduos produzidos. Uma das maneiras essenciais para se alcançar, com sucesso, a sensibilização sobre as temáticas ambientais é a Educação Ambiental (EA). Este trabalho propôs uma metodologia de EA informal, para a redução da geração de resíduos sólidos, no bairro Araucária, localizado no município de Marmeleiro-PR. Primeiramente, aplicou-se um questionário para o conhecimento das características socioeconômicas da população trabalhada e avaliação da percepção ambiental frente à temática. Posteriormente, com residências pré-estabelecidas, realizou-se a pesagem dos resíduos produzidos. Efetuou-se, em seguida, um trabalho de sensibilização ambiental com a população amostrada, que levou a promover uma troca de saberes envolvendo conceitos de separação de resíduos na fonte, compostagem caseira e coleta seletiva. Posteriormente à prática, visando verificar sua eficácia, nova pesagem foi realizada. Os dados obtidos foram avaliados por método de dados pareados, com o auxílio do Minitab 16. Com os resultados, foi possível avaliar que o método apresentou ineficiência a um nível de significância de 5% e com nível de confiança de 95%. Apesar de ter apresentado ineficácia, a EA ainda continua sendo uma das únicas maneiras de obter resultados positivos. 2020-11-13T17:36:42Z 2020-11-13T17:36:42Z 2014-02-12 bachelorThesis LAUXEN, Daiana; FELTRIM, Fernanda. Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11485 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Engenharia Ambiental
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental - Marmeleiro (Paraná)
Gestão integrada de resíduos sólidos - Marmeleiro (Paraná)
Environmental education – Marmeleiro (Paraná)
Integrated solid waste management - Marmeleiro (Paraná)
Engenharia Ambiental
spellingShingle Educação ambiental - Marmeleiro (Paraná)
Gestão integrada de resíduos sólidos - Marmeleiro (Paraná)
Environmental education – Marmeleiro (Paraná)
Integrated solid waste management - Marmeleiro (Paraná)
Engenharia Ambiental
Lauxen, Daiana
Feltrim, Fernanda
Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
description The per capita solid waste generation grows annually and, with this, it is necessary to evaluate and propose mechanisms that promote non-generation, or at least reducing the amount of waste produced. One of the key ways to achieve successfully raising awareness about environmental issues is the Environmental Education (EE). This paper proposed a methodology for informal EE, to reduce the generation of solid waste, the Araucaria neighborhood, located in the municipality of Marmeleiro - PR. First, we applied a questionnaire to the knowledge of the socioeconomic characteristics of the population worked and evaluate environmental awareness across the theme. Later, with pre - established residences, there was the weighing of waste produced. Made - up, then an environmental awareness with the sampled population, which led promotes knowledge exchange involving concepts of separation of waste at source, home composting and recycling programs. After the practice, in order to verify its effectiveness, reweighing was performed. Data were evaluated by the method of paired data, with the aid of Minitab 16. With the results, it was possible to evaluate the method presented inefficiency at a significance level of 5% and a confidence level of 95%. Despite some inefficiency, EE still remains one of the only ways to get significant results in reducing the measure of waste generated by the population.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lauxen, Daiana
Feltrim, Fernanda
author_sort Lauxen, Daiana
title Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
title_short Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
title_full Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
title_fullStr Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
title_full_unstemmed Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
title_sort proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LAUXEN, Daiana; FELTRIM, Fernanda. Proposta e avaliação de metodologia de educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11485
_version_ 1805325341549395968
score 10,814766