Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado

The object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution...

ver descrição completa

Autor principal: Michels, Anderson Luiz
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11576
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11576
recordtype dspace
spelling riut-1-115762020-11-13T18:09:04Z Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado Educational Software Prototype for Educational Exercise Resolution in Gamified Environment Michels, Anderson Luiz Tenório, Marcos Mincov Cordeiro, Edson dos Santos Tenório, Marcos Mincov Hotz, Celso Sato, Gustavo Yuji Educação Software educacional - Jogos para computador Motivação na educação Aprendizagem por atividades Education Educational software - Computer games Motivation in education Active learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO The object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution of pedagogical exercises. The referred system concerns a generic scheme of questions and answers about pedagogical content of a given school discipline. In order to understand specific and relevant matters for the development of the work, we approached concepts over human behavior, motivation, engagement, learning, pedagogical mediation, didactics, educational software, gamification, software development and software design. Based on gamification studies and concepts, we applied elements and techniques associated with human engagement and motivation in order to create the ES model. This work resulted on the presentation of a prototype of the gamified system of educational activities. Este trabalho consiste na apresentação de um modelo de software educacional (SE) que aponte estratégias didáticas para engajar e motivar alunos na realização de atividades educacionais. O desenvolvimento do modelo centrou-se na criação de um sistema de atividades, direcionado para a resolução de exercícios. O referido sistema diz respeito a um esquema genérico de perguntas e respostas sobre os conteúdos pedagógicos de uma disciplina qualquer. Para o entendimento de questões específicas e relevantes para o desenvolvimento do trabalho, abordou-se conceitos sobre comportamento humano, motivação, engajamento, aprendizagem, mediação pedagógica, didática, software educacional, gamificação, design de software e desenvolvimento de software. Com base nos conceitos e estudos sobre gamificação, aplicou-se, na criação do modelo do SE, elementos e técnicas associadas à motivação e engajamento. O desenvolvimento do trabalho teve como resultado a apresentação de um protótipo do sistema gamificado de atividades educacionais. 2020-11-13T18:09:04Z 2020-11-13T18:09:04Z 2017-06-14 bachelorThesis MICHELS, Anderson Luiz. Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11576 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Brasil Licenciatura em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Software educacional - Jogos para computador
Motivação na educação
Aprendizagem por atividades
Education
Educational software - Computer games
Motivation in education
Active learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Educação
Software educacional - Jogos para computador
Motivação na educação
Aprendizagem por atividades
Education
Educational software - Computer games
Motivation in education
Active learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Michels, Anderson Luiz
Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
description The object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution of pedagogical exercises. The referred system concerns a generic scheme of questions and answers about pedagogical content of a given school discipline. In order to understand specific and relevant matters for the development of the work, we approached concepts over human behavior, motivation, engagement, learning, pedagogical mediation, didactics, educational software, gamification, software development and software design. Based on gamification studies and concepts, we applied elements and techniques associated with human engagement and motivation in order to create the ES model. This work resulted on the presentation of a prototype of the gamified system of educational activities.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Michels, Anderson Luiz
author_sort Michels, Anderson Luiz
title Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
title_short Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
title_full Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
title_fullStr Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
title_full_unstemmed Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
title_sort protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MICHELS, Anderson Luiz. Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11576
_version_ 1805315647272386560
score 10,814766