DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais

This work presents an app, developed to run on mobile devices such as tablets and smartphones, aiming to assist in the teaching of mathematical skills for children who attend the initial years of elementary school and who have some intellectual disability. The development of this app took into accou...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira, Rodrigo Alves
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11594
recordtype dspace
spelling riut-1-115942020-11-13T18:09:21Z DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais Pereira, Rodrigo Alves Cordeiro, Edson dos Santos Sato, Gustavo Yuji Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes Leite, Maici Duarte Cordeiro, Edson dos Santos Sato, Gustavo Yuji Incapacidade intelectual Matemática (Ensino fundamental) Aplicativos móveis Stupidity Mathematics (Fundamental education) Mobile apps CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO This work presents an app, developed to run on mobile devices such as tablets and smartphones, aiming to assist in the teaching of mathematical skills for children who attend the initial years of elementary school and who have some intellectual disability. The development of this app took into account the growth in the number of schools with access to wireless internet in Brazil, as well as the spread of mobile devices in students’ daily lives. The purpose of this application is to help children in the knowledge of numeric numerals from 0 to 9, based on the strategy of the stimulus equivalence paradigm. This work instigates the use of technological tools as a form of support in the teaching and learning of basic contents of mathematics in Elementary School. Este trabalho apresenta um aplicativo, desenvolvido para ser executado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, visando auxiliar no ensino de habilidades matemáticas para crianças que frequentem os anos iniciais do ensino fundamental e que possuam alguma deficiência intelectual. Para o desenvolvimento desta aplicação levou-se em consideração o crescimento do número de escolas com acesso a internet sem fio no Brasil, e também a propagação dos dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. O objetivo deste aplicativo é auxiliar as crianças no conhecimento dos algarismos numéricos de 0 à 9, baseado na estratégia da equivalência de estímulos. Este trabalho instiga a utilização de ferramentas tecnológicas como forma de apoio no ensino e aprendizagem de conteúdos básicos da matemática no Ensino Fundamental. 2020-11-13T18:09:21Z 2020-11-13T18:09:21Z 2018-06-12 bachelorThesis PEREIRA, Rodrigo Alves. DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Francisco Beltrao Brasil Licenciatura em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Incapacidade intelectual
Matemática (Ensino fundamental)
Aplicativos móveis
Stupidity
Mathematics (Fundamental education)
Mobile apps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Incapacidade intelectual
Matemática (Ensino fundamental)
Aplicativos móveis
Stupidity
Mathematics (Fundamental education)
Mobile apps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Pereira, Rodrigo Alves
DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
description This work presents an app, developed to run on mobile devices such as tablets and smartphones, aiming to assist in the teaching of mathematical skills for children who attend the initial years of elementary school and who have some intellectual disability. The development of this app took into account the growth in the number of schools with access to wireless internet in Brazil, as well as the spread of mobile devices in students’ daily lives. The purpose of this application is to help children in the knowledge of numeric numerals from 0 to 9, based on the strategy of the stimulus equivalence paradigm. This work instigates the use of technological tools as a form of support in the teaching and learning of basic contents of mathematics in Elementary School.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Pereira, Rodrigo Alves
author_sort Pereira, Rodrigo Alves
title DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
title_short DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
title_full DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
title_fullStr DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
title_full_unstemmed DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
title_sort di-match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PEREIRA, Rodrigo Alves. DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594
_version_ 1805305238476816384
score 10,814766