Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências

This work a proposal of a thematic workshop in which aims at the Teaching of Sciences with a contextualized and dynamic methodology. Through this teaching, students can be given a meaning of science knowledge and stimulate their criticality, thus contributing to the formation of reflexive and active...

ver descrição completa

Autor principal: Abreu, Daiane Gomes de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Fat
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12343
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-12343
recordtype dspace
spelling riut-1-123432020-11-16T11:58:54Z Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências Fat: view of chemistry graduates regarding a contextualized teaching proposal for the teaching of sciences Abreu, Daiane Gomes de Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar Figueiredo, Márcia Camilo Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar Figueiredo, Márcia Camilo Hachiya, Jefferson Sussumu de Aguiar Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Química - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Gordura Chemistry - Study and teaching Teaching - Methodology Fat CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This work a proposal of a thematic workshop in which aims at the Teaching of Sciences with a contextualized and dynamic methodology. Through this teaching, students can be given a meaning of science knowledge and stimulate their criticality, thus contributing to the formation of reflexive and active individuals in society in a sensible and constructive way. Considering the considerations presented, this paper aims to validate a proposal of Thematic Workshop for Science Teaching. This one is characterized by a qualitative research, in which it aims the evaluation of the residents of Licentiate in Chemistry of UTFPR - Londrina for the methodology and structuring of the material, as well as the possibility of a teaching through the presented approach. In response to this work, the graduates have shown themselves to be prone to the applicability of OT in the future profession because they believe that the proposal will be able to aid the teaching and learning process of the students. Este trabalho propõe uma oficina temática na qual visa o Ensino de Ciências com uma metodologia contextualizada e dinâmica. Por meio deste ensino, pode-se proporcionar aos estudantes um significado dos conhecimentos de ciências e estimular a sua criticidade, contribuindo assim para a formação de indivíduos reflexivos e atuantes na sociedade de maneira sensata e construtiva. Diante as considerações apresentadas, este trabalho tem por finalidade validar uma proposta de Oficina Temática para Ensino de Ciências. Este, é caracterizado por uma pesquisa qualitativa, na qual almeja a avaliação dos residentes de Licenciatura em Química da UTFPR - Londrina para a metodologia e estruturação do material, bem como a possibilidade de um ensino por meio da abordagem apresentada. Como resposta a este trabalho os licenciandos mostraram-se propensos à aplicabilidade da OT na futura profissão por julgarem que a proposta será capaz de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. 2020-11-16T11:58:54Z 2020-11-16T11:58:54Z 2018-11-03 bachelorThesis ABREU, Daiane Gomes de. Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12343 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Gordura
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Methodology
Fat
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Gordura
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Methodology
Fat
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Abreu, Daiane Gomes de
Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
description This work a proposal of a thematic workshop in which aims at the Teaching of Sciences with a contextualized and dynamic methodology. Through this teaching, students can be given a meaning of science knowledge and stimulate their criticality, thus contributing to the formation of reflexive and active individuals in society in a sensible and constructive way. Considering the considerations presented, this paper aims to validate a proposal of Thematic Workshop for Science Teaching. This one is characterized by a qualitative research, in which it aims the evaluation of the residents of Licentiate in Chemistry of UTFPR - Londrina for the methodology and structuring of the material, as well as the possibility of a teaching through the presented approach. In response to this work, the graduates have shown themselves to be prone to the applicability of OT in the future profession because they believe that the proposal will be able to aid the teaching and learning process of the students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Abreu, Daiane Gomes de
author_sort Abreu, Daiane Gomes de
title Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
title_short Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
title_full Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
title_fullStr Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
title_sort gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ABREU, Daiane Gomes de. Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12343
_version_ 1805314629480480768
score 10,814766