Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química

O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Autor principal: Soares, Higor Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12505
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-12505
recordtype dspace
spelling riut-1-125052020-11-16T13:09:21Z Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química Soares, Higor Oliveira Mourato, Fausto José da Silva Valentim Aikes Junior, Jorge Cedran, Jaime da Costa Sapateiro, Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Mourato, Fausto José da Silva Valentim Piteira, Martinha do Rosário Fonseca Jogos educativos Conhecimento e aprendizagem Ensino criativo Educational games Knowledge and learning Creative teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal The student's lack of interest and focus is very common in the learning process. Chemistry is a science which demands attention and abstraction to understand concepts involving microscopic entities, aspects which may intensifies the disinterest and discourage learning. However the games, if applied in a teaching context, become an efficient way to encourage the learning. In order to encourage and make learning fun was developed the "World of Chemistry", a platform to be used as a knowledge test of Chemistry. The development of the platform was consisted on a Game Design focused on the teaching context and based on MDA Framework and Brainstorming technic to mature its structure. To analize the motivational and playful! impact provided by the platform, was realized the application with 50 volunteers, which had reported their experience playing the game. Proving be a good tool to diversificate and help the teaching, the platform demonstrated encourage and amuse the majority of the participants, regardless of their experience in games, player profile and knowledge in Chemistry. O desinteresse e falta de atenção dos estudantes é muito comum no processo de aprendizagem. A Química é uma ciência que demanda atenção e abstração para entender muitos de seus conceitos envolvendo entidades microscópicas, aspecto suscetível a intensificar o desinteresse como também desincentivar o aprendizado. Os jogos, todavia, se aplicados a um contexto de ensino, tornam-se uma maneira eficaz de incentivar o aprendizado. Na tentativa de motivar e tornar o aprendizado divertido, a plataforma do "Mundo da Química" foi desenvolvida para ser utilizada como uma ferramenta de teste de conhecimento em Química. O desenvolvimento da plataforma constou com um Game Design focado no contexto de ensino e baseado no MDA Framework e na técnica de Brainstorming para o amadurecimento de sua estrutura. Para a análise do impacto motivacional e lúdico proporcionado pela plataforma, foi realizada uma aplicação com a participação de 50 voluntários, na qual relataram sua experiência utilizando o jogo. Comprovando ser uma boa ferramenta para diversificação e auxílio em química, a plataforma demonstrou motivar e divertir a maioria dos participantes, independentemente de sua experiência em jogos, perfil de jogador e conhecimento em Química. 2020-11-16T13:09:20Z 2020-11-16T13:09:20Z 2018-11-30 bachelorThesis SOARES, Higor Oliveira. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12505 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Portugal Ciência da Computação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Conhecimento e aprendizagem
Ensino criativo
Educational games
Knowledge and learning
Creative teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Jogos educativos
Conhecimento e aprendizagem
Ensino criativo
Educational games
Knowledge and learning
Creative teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Soares, Higor Oliveira
Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
description O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Soares, Higor Oliveira
author_sort Soares, Higor Oliveira
title Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
title_short Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
title_full Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
title_fullStr Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
title_full_unstemmed Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
title_sort desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOARES, Higor Oliveira. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12505
_version_ 1805319897726582784
score 10,814766