Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental

This research has as a priority to develop a manual with recommendations visuals that aims to instruct professionals involved in the production of textbooks from the first year of elementary school. These recommendations were designed to highlight the importance of adequate presentation of the book...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Wendy de Cássia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-13739
recordtype dspace
spelling riut-1-137392020-11-16T19:21:25Z Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental Alves, Wendy de Cássia Licheski, Laís Cristina Castro, Ivone Terezinha de Mazzarotto Filho, Marco André Licheski, Laís Cristina Riva, Josiane Lazaroto Projeto gráfico (Tipografia) Livros didáticos - Projetos Livros - Projetos Graphic design (Typography) Textbooks - Design Books - Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL This research has as a priority to develop a manual with recommendations visuals that aims to instruct professionals involved in the production of textbooks from the first year of elementary school. These recommendations were designed to highlight the importance of adequate presentation of the book and how it influences on understanding of content, with a focus on visual readability. Studies like the theory of cognitive development and some fundamentals of editing for publications were decisive for the justification of the project. The development of recommendations was made possible on the basis of action research, whose goal is to carry out a diagnosis and analysis of a given situation with a view to modifying them proposing an enhancement of the practices examined. Esta pesquisa tem como prioridade desenvolver um manual com recomendações visuais que visa instruir profissionais envolvidos na produção de livros didáticos do 1.o ano do Ensino Fundamental. Essas recomendações têm o objetivo de evidenciar a importância da apresentação adequada do livro e como isso influencia na compreensão do conteúdo, com foco na legibilidade visual. Estudos como a teoria do desenvolvimento cognitivo e alguns fundamentos de edição para publicações foram decisivos para a fundamentação do projeto. O desenvolvimento das recomendações tornou-se possível com base em uma pesquisa-ação, cujo objetivo é realizar um diagnóstico e a análise de determinada situação com vistas a modificá- las propondo um aprimoramento das práticas analisadas. 2020-11-16T19:21:25Z 2020-11-16T19:21:25Z 2014-07-22 bachelorThesis ALVES, Wendy de Cássia. Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental. 2014. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Departamento Acadêmico de Desenho Industrial Design Gráfico UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Projeto gráfico (Tipografia)
Livros didáticos - Projetos
Livros - Projetos
Graphic design (Typography)
Textbooks - Design
Books - Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
spellingShingle Projeto gráfico (Tipografia)
Livros didáticos - Projetos
Livros - Projetos
Graphic design (Typography)
Textbooks - Design
Books - Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Alves, Wendy de Cássia
Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
description This research has as a priority to develop a manual with recommendations visuals that aims to instruct professionals involved in the production of textbooks from the first year of elementary school. These recommendations were designed to highlight the importance of adequate presentation of the book and how it influences on understanding of content, with a focus on visual readability. Studies like the theory of cognitive development and some fundamentals of editing for publications were decisive for the justification of the project. The development of recommendations was made possible on the basis of action research, whose goal is to carry out a diagnosis and analysis of a given situation with a view to modifying them proposing an enhancement of the practices examined.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Alves, Wendy de Cássia
author_sort Alves, Wendy de Cássia
title Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
title_short Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
title_full Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
title_sort manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVES, Wendy de Cássia. Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental. 2014. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739
_version_ 1703205338560331776
score 10,966579