Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned...
Principais autores: | Jacques, Elis Paola, Fernandez, Roger Michel Weçoski |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-13918 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-139182020-11-16T19:33:05Z Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável Jacques, Elis Paola Fernandez, Roger Michel Weçoski Fukushima, Kando Marketing ecológico Sustentabilidade Ecodesign Green marketing Sustainability Sustainable design Tecnologia em Design Gráfico This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned and executed, informing ways to identify the overstatement in this kind of strategy. As support for discussion of this subject-matter, the site Inverdade was developed, exploring graphics elements and environmentally friendly speeches in advertising, questioning his intentions and applications within the scope of the purpose of the message. Accordingly, approaches from the concept of sustainability, greenwashing, advertising and graphic design, to marketing covering the consumer decision process, and green marketing. Esta pesquisa apresenta informações referentes ao greenwashing para profissionais das áreas de design e publicidade, propondo uma discussão no mercado de comunicação brasileiro. Expõe os conceitos e aplicações dessa nova prática de marketing e indica uma reflexão sobre a maneira como a comunicação sustentável é planejada e executada, informando maneiras de identificar o exagero nesse tipo de estratégia. Como suporte para o debate do tema, foi desenvolvido o site Inverdade, que explora elementos gráficos e discursos ambientalmente corretos na publicidade, questionando suas aplicações e intenções dentro do escopo do objetivo da mensagem. Nesse sentido, aborda-se desde a conceituação de sustentabilidade, greenwashing, propaganda e design gráfico, até o marketing abrangendo o processo de decisão do consumidor, assim como o marketing verde. 5000 2020-11-16T19:33:04Z 2013-04-09 bachelorThesis JACQUES, Elis Paola; FERNANDEZ, Roger Michel Weçoski. Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável. 2013. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Desenho Industrial |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Marketing ecológico Sustentabilidade Ecodesign Green marketing Sustainability Sustainable design Tecnologia em Design Gráfico |
spellingShingle |
Marketing ecológico Sustentabilidade Ecodesign Green marketing Sustainability Sustainable design Tecnologia em Design Gráfico Jacques, Elis Paola Fernandez, Roger Michel Weçoski Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
description |
This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned and executed, informing ways to identify the overstatement in this kind of strategy. As support for discussion of this subject-matter, the site Inverdade was developed, exploring graphics elements and environmentally friendly speeches in advertising, questioning his intentions and applications within the scope of the purpose of the message. Accordingly, approaches from the concept of sustainability, greenwashing, advertising and graphic design, to marketing covering the consumer decision process, and green marketing. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Jacques, Elis Paola Fernandez, Roger Michel Weçoski |
author_sort |
Jacques, Elis Paola |
title |
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
title_short |
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
title_full |
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
title_fullStr |
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
title_full_unstemmed |
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
title_sort |
evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
JACQUES, Elis Paola; FERNANDEZ, Roger Michel Weçoski. Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável. 2013. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918 |
_version_ |
1805305782960390144 |
score |
10,814766 |