Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável

This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned...

ver descrição completa

Principais autores: Jacques, Elis Paola, Fernandez, Roger Michel Weçoski
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-13918
recordtype dspace
spelling riut-1-139182020-11-16T19:33:05Z Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável Jacques, Elis Paola Fernandez, Roger Michel Weçoski Fukushima, Kando Marketing ecológico Sustentabilidade Ecodesign Green marketing Sustainability Sustainable design Tecnologia em Design Gráfico This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned and executed, informing ways to identify the overstatement in this kind of strategy. As support for discussion of this subject-matter, the site Inverdade was developed, exploring graphics elements and environmentally friendly speeches in advertising, questioning his intentions and applications within the scope of the purpose of the message. Accordingly, approaches from the concept of sustainability, greenwashing, advertising and graphic design, to marketing covering the consumer decision process, and green marketing. Esta pesquisa apresenta informações referentes ao greenwashing para profissionais das áreas de design e publicidade, propondo uma discussão no mercado de comunicação brasileiro. Expõe os conceitos e aplicações dessa nova prática de marketing e indica uma reflexão sobre a maneira como a comunicação sustentável é planejada e executada, informando maneiras de identificar o exagero nesse tipo de estratégia. Como suporte para o debate do tema, foi desenvolvido o site Inverdade, que explora elementos gráficos e discursos ambientalmente corretos na publicidade, questionando suas aplicações e intenções dentro do escopo do objetivo da mensagem. Nesse sentido, aborda-se desde a conceituação de sustentabilidade, greenwashing, propaganda e design gráfico, até o marketing abrangendo o processo de decisão do consumidor, assim como o marketing verde. 5000 2020-11-16T19:33:04Z 2013-04-09 bachelorThesis JACQUES, Elis Paola; FERNANDEZ, Roger Michel Weçoski. Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável. 2013. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Desenho Industrial
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Marketing ecológico
Sustentabilidade
Ecodesign
Green marketing
Sustainability
Sustainable design
Tecnologia em Design Gráfico
spellingShingle Marketing ecológico
Sustentabilidade
Ecodesign
Green marketing
Sustainability
Sustainable design
Tecnologia em Design Gráfico
Jacques, Elis Paola
Fernandez, Roger Michel Weçoski
Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
description This research presents information regarding greenwashing for professionals in design and advertising, proposing a discussion on communication in Brazilian market. Exposes concepts and applications of this new marketing practice and indicates a reflection on how sustainable communication is planned and executed, informing ways to identify the overstatement in this kind of strategy. As support for discussion of this subject-matter, the site Inverdade was developed, exploring graphics elements and environmentally friendly speeches in advertising, questioning his intentions and applications within the scope of the purpose of the message. Accordingly, approaches from the concept of sustainability, greenwashing, advertising and graphic design, to marketing covering the consumer decision process, and green marketing.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Jacques, Elis Paola
Fernandez, Roger Michel Weçoski
author_sort Jacques, Elis Paola
title Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
title_short Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
title_full Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
title_fullStr Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
title_full_unstemmed Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
title_sort evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation JACQUES, Elis Paola; FERNANDEZ, Roger Michel Weçoski. Evitando o greenwashing: design gráfico na estratégia de marketing sustentável. 2013. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13918
_version_ 1805305782960390144
score 10,814766