Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência

This paper approaches the literature on Public Management with a focus on Transparency. Its objective is to analyze the development of scientific research on transparency in public management. The work was characterized as exploratory-descriptive with a qualitative and quantitative approach. The res...

ver descrição completa

Autor principal: Rosaneli, Daniel Ivan
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14186
recordtype dspace
spelling riut-1-141862020-11-17T11:50:22Z Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência Bibliographic study on public management focus on transparency Rosaneli, Daniel Ivan Bortoluzzi, Sandro César Bortoluzzi, Sandro César Silva, Marivânia Rufato da Schvirck, Eliandro Transparência na administração pública Administração pública Bibliometria Análise de conteúdo (Comunicação) Transparency in government Public administration Bibliometrics Content analysis (Communication) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS This paper approaches the literature on Public Management with a focus on Transparency. Its objective is to analyze the development of scientific research on transparency in public management. The work was characterized as exploratory-descriptive with a qualitative and quantitative approach. The research tool used was ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), bibliometric analysis and content analysis. The bibliometric analysis showed within the bibliographic portfolio (formed by 24 articles), a production of articles that are current and relevant, with great polarization still in the publications, which are published by several authors and mostly of articles with works done jointly. The majority of the works are descriptive and practical, with a predominance of bibliographical and bibliographical / documentary studies, with data collection being largely documentary and the main approach being qualitative. Content analysis was done from tables where the main themes related to transparency could be verified, which was the central objective of the research, and the studies showed the relevance that education receives. In addition, polls put great emphasis on the fact that transparency can not simply be confused with public account advertising. It should be highlighted as an exposed limitation the non-utilization of information technology resources in many cases, which demonstrates that although there are advances transparency has still been treated as a minor issue by public management. Este trabalho aborda a literatura acerca da Gestão Pública com foco na Transparência. Tem por objetivo analisar o desenvolvimento das pesquisas cientificas acerca da transparência na gestão pública. O trabalho caracterizou-se como exploratório-descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi o ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), análise bibliométrica e a análise de conteúdo. A análise bibliométrica evidenciou dentro do portfólio bibliográfico (formado por 24 artigos), uma produção de artigos que são atuais e relevantes, com grande polarização ainda quanto às publicações, que são publicadas por vários autores e em sua maioria dos artigos com trabalhos realizados em conjunto. Os trabalhos em sua maioria são de cunho prático e descritivo, com predomínio de estudos bibliográficos e bibliográficos/documentais, com a coleta de dados em grande parte sendo documental e a abordagem principal sendo a qualitativa. A análise de conteúdo foi feita a partir de quadros onde se podem verificar os principais temas relacionados à transparência que foi o objetivo central da pesquisa, e demonstrou-se nos estudos a relevância que a educação recebe. Além disso, as pesquisas dão grande ênfase ao fato de que a transparência não pode ser simplesmente confundida com a publicidade das contas públicas. Deve-se destacar como uma limitação exposta o não aproveitamento dos recursos da tecnologia da informação em muitos casos, que demonstra que embora haja avanços a transparência ainda tem sido tratada como uma questão menor pela gestão pública. 2020-11-17T11:50:22Z 2020-11-17T11:50:22Z 2017-10-24 bachelorThesis ROSANELI, Daniel Ivan. Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14186 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Ciências Contábeis UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transparência na administração pública
Administração pública
Bibliometria
Análise de conteúdo (Comunicação)
Transparency in government
Public administration
Bibliometrics
Content analysis (Communication)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
spellingShingle Transparência na administração pública
Administração pública
Bibliometria
Análise de conteúdo (Comunicação)
Transparency in government
Public administration
Bibliometrics
Content analysis (Communication)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Rosaneli, Daniel Ivan
Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
description This paper approaches the literature on Public Management with a focus on Transparency. Its objective is to analyze the development of scientific research on transparency in public management. The work was characterized as exploratory-descriptive with a qualitative and quantitative approach. The research tool used was ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist), bibliometric analysis and content analysis. The bibliometric analysis showed within the bibliographic portfolio (formed by 24 articles), a production of articles that are current and relevant, with great polarization still in the publications, which are published by several authors and mostly of articles with works done jointly. The majority of the works are descriptive and practical, with a predominance of bibliographical and bibliographical / documentary studies, with data collection being largely documentary and the main approach being qualitative. Content analysis was done from tables where the main themes related to transparency could be verified, which was the central objective of the research, and the studies showed the relevance that education receives. In addition, polls put great emphasis on the fact that transparency can not simply be confused with public account advertising. It should be highlighted as an exposed limitation the non-utilization of information technology resources in many cases, which demonstrates that although there are advances transparency has still been treated as a minor issue by public management.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Rosaneli, Daniel Ivan
author_sort Rosaneli, Daniel Ivan
title Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
title_short Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
title_full Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
title_fullStr Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
title_full_unstemmed Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
title_sort estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROSANELI, Daniel Ivan. Estudo bibliográfico sobre a gestão pública com foco na transparência. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14186
_version_ 1805325448200060928
score 10,814766