Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis
The learning style is the method that the individual can absorb the knowledge passed on, interpret and understand those information to relate to their experience. Academic performance is the method as higher education institutions assess the performance of their academics. This research aimed to ide...
Principais autores: | Meurer, Alison Martins, Pedersini, Daiana Rafaela |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14196 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14196 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-141962020-11-17T11:50:35Z Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis Learning styles and academic performance: an analysis of scholars and teachers of Accounting Meurer, Alison Martins Pedersini, Daiana Rafaela Antonelli, Ricardo Adriano Antonelli, Ricardo Adriano Giasson, Oldair Roberto Casagrande, Luiz Fernande Aprendizagem Aprendizagem de adultos Estratégias de aprendizagem Learning Adult learning Learning strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS The learning style is the method that the individual can absorb the knowledge passed on, interpret and understand those information to relate to their experience. Academic performance is the method as higher education institutions assess the performance of their academics. This research aimed to identify the predominant learning style in academic and Accounting course teachers, and their correlation with academic performance. Data were collected through the application of the Inventory of Kolb Learning Styles in a sample of 94 students and 23 teachers. The results show that 45.74% of the students are the convergent style, and 43.48% of the teachers are assimilators. Of the 26 analyzed correlations six really influence and have significance to the academic performance, which are: Reproach, hours dedicated to studies, the ESMS ticket Note Facility in Mathematics Learning Styles of students and teachers of Learning Styles. These results confirm that the learning styles influence on academic achievement, where students have the same teacher's learning style tend to have a lower failure rate, proving the theory proposed by Kolb. With this, the Inventory Kolb demonstrates an effective option in identifying ways of learning of students, which when used correctly can assist in developing a way of teaching that covers all types of students. O estilo de aprendizagem é a forma com que o indivíduo consegue absorver os conhecimentos repassados, interpretar e compreender tais informações para relacionar com a sua vivência. Já o rendimento acadêmico é o método como as instituições ensino superior avaliam o desempenho dos acadêmicos. Esta pesquisa teve como objetivos a identificação do estilo de aprendizagem predominante nos acadêmicos e docentes do curso de Ciências Contábeis, correlacionando com o rendimento acadêmico. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb, em uma amostra de 94 alunos, e 23 professores. A análise dos resultados identificou que 45,74% dos acadêmicos são do estilo convergente, e 43,48% dos docentes são assimiladores. Das 26 correlações analisadas, seis realmente influenciam e possuem significância estatística perante o rendimento acadêmico, as quais são: Reprovação, Horas dedicadas aos estudos, Nota de ingresso do ENEM, Facilidade em Matemática, Estilos de Aprendizagem do Docente e Estilo de Aprendizagem do Discente. Estes resultados confirmam que os estilos de aprendizagem influenciam no rendimento acadêmico, onde os alunos que possuem o mesmo estilo de aprendizagem do professor tendem a ter um menor índice de reprovação, comprovando a teoria proposta por Kolb. Com isto, o Inventário de Kolb se apresenta como uma opção eficaz na identificação dos modos de aprender dos discentes, tendo em vista que, quando utilizado de maneira correta pode auxiliar no desenvolvimento de uma forma de ensinar que abrange todos os tipos de alunos. 2020-11-17T11:50:35Z 2020-11-17T11:50:35Z 2016-10-20 bachelorThesis MEURER, Alison Martins; PEDERSINI, Daiana Rafaela. Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14196 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Ciências Contábeis UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Aprendizagem de adultos Estratégias de aprendizagem Learning Adult learning Learning strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
spellingShingle |
Aprendizagem Aprendizagem de adultos Estratégias de aprendizagem Learning Adult learning Learning strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Meurer, Alison Martins Pedersini, Daiana Rafaela Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
description |
The learning style is the method that the individual can absorb the knowledge passed on, interpret and understand those information to relate to their experience. Academic performance is the method as higher education institutions assess the performance of their academics. This research aimed to identify the predominant learning style in academic and Accounting course teachers, and their correlation with academic performance. Data were collected through the application of the Inventory of Kolb Learning Styles in a sample of 94 students and 23 teachers. The results show that 45.74% of the students are the convergent style, and 43.48% of the teachers are assimilators. Of the 26 analyzed correlations six really influence and have significance to the academic performance, which are: Reproach, hours dedicated to studies, the ESMS ticket Note Facility in Mathematics Learning Styles of students and teachers of Learning Styles. These results confirm that the learning styles influence on academic achievement, where students have the same teacher's learning style tend to have a lower failure rate, proving the theory proposed by Kolb. With this, the Inventory Kolb demonstrates an effective option in identifying ways of learning of students, which when used correctly can assist in developing a way of teaching that covers all types of students. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Meurer, Alison Martins Pedersini, Daiana Rafaela |
author_sort |
Meurer, Alison Martins |
title |
Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
title_short |
Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
title_full |
Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis |
title_sort |
estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de ciências contábeis |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MEURER, Alison Martins; PEDERSINI, Daiana Rafaela. Estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico: uma análise dos acadêmicos e professores de Ciências Contábeis. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14196 |
_version_ |
1805320845996851200 |
score |
10,814766 |