O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1

Knowing that the oral modality has a relevance to the education scenario. In the face of this, the present Final Paper proposes Didactic Tools to aid in the development of orality with students of the third grade of elementary school 1. This project is aimed specifically at students of the basic lev...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Juliana da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14674
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14674
recordtype dspace
spelling riut-1-146742020-11-18T14:23:41Z O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1 The orality development through didactic tools in the third year of elementary school to level one Silva, Juliana da Silva, Susiele Machry da Silva, Susiele Machry da Lima, Anselmo Pereira de Maia, Adriana Valério Didática Comunicação oral Textos Ensino - Metodologia Didatic Oral communication Texts Teaching - Methodology CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Knowing that the oral modality has a relevance to the education scenario. In the face of this, the present Final Paper proposes Didactic Tools to aid in the development of orality with students of the third grade of elementary school 1. This project is aimed specifically at students of the basic level due to the importance of the development of oral skills in the first years of school life. It is fundamental that the school takes the student to acquire mastery of the oral expression in different social spheres, evidencing the construction of the knowledge, through the interaction in community. We begin, in fact, with the understanding that oral and written skills cannot be dissociated, since assimilation between the two is fundamental in the formation of children. For this study we adopt the perspective of language as a development activity, related to Bakhtin's proposals (2003); Vigotski (1998, 2007); and the perspectives of text and gender in Marcushi (2002, 2008) and Fávero, Andrade and Aquino (2000). The project was applied to students from 7 to 9 years old, students from the Municipal School Higino Antunes Pires Neto located in the city of Francisco Beltrão / PR. Therefore, in applying the project, we suggest that it is possible to promote a reflection on the importance of orality and to lead students to the field of oral expression in different social spheres. The main objective of this work was to develop a project directed to students of basic education, of a public school, proposing didactic tools that can help teachers in their work with orality. The results obtained demonstrate, in a general way, that students with greater difficulties of expressing themselves orally, when exposed to activities that stimulated this practice, showed total interest in participating and interacting with colleagues. Sabendo que a modalidade oral possui uma relevância significativa no cenário da educação. Diante disso, este Trabalho de Conclusão de Curso propõe ferramentas didáticas para o auxílio no desenvolvimento da oralidade com alunos do terceiro ano do ensino fundamental 1. O fato de o projeto ser voltado especificamente para alunos do nível básico deve-se à importância do desenvolvimento de habilidades relativas à oralidade, nos primeiros anos da vida escolar. É fundamental que a escola leve o aluno a adquirir domínio da expressão oral em diferentes esferas sociais, evidenciando a construção do conhecimento, por meio da interação em comunidade. Partimos, com efeito, do entendimento de que as habilidades de oralidade e escrita não podem ser dissociadas, pois a aproximação entre as duas é fundamental na formação das crianças. Para esse estudo adotamos a perspectiva de linguagem como atividade de desenvolvimento, relacionada às propostas de Bakhtin (2003); Vigotski (1998, 2007); e às perspectivas de texto e gênero em Marcushi (2002, 2008) e Fávero, Andrade e Aquino (2000). O projeto foi aplicado com alunos de 7 a 9 anos de idade, estudantes da Escola Municipal Higino Antunes Pires Neto, localizada na cidade de Francisco Beltrão/PR. Frente a isso, ao aplicar o projeto, sugerimos ser possível promover uma reflexão sobre a importância da oralidade e conduzir os alunos ao domínio da expressão oral em diferentes esferas sociais. O objetivo central que norteou este trabalho consistiu em desenvolver um projeto direcionado para alunos da educação básica, de uma escola pública, propondo ferramentas didáticas que possam auxiliar os professores no trabalho com a oralidade. O resultado obtido demonstra, de forma geral, que alunos com maiores dificuldades de se expressar oralmente, quando expostos a atividades que estimularam essa prática, demonstraram total interesse em participar e interagir com os colegas. 2020-11-18T14:23:41Z 2020-11-18T14:23:41Z 2017-12-07 bachelorThesis SILVA, Juliana da. O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14674 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Didática
Comunicação oral
Textos
Ensino - Metodologia
Didatic
Oral communication
Texts
Teaching - Methodology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Didática
Comunicação oral
Textos
Ensino - Metodologia
Didatic
Oral communication
Texts
Teaching - Methodology
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Silva, Juliana da
O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
description Knowing that the oral modality has a relevance to the education scenario. In the face of this, the present Final Paper proposes Didactic Tools to aid in the development of orality with students of the third grade of elementary school 1. This project is aimed specifically at students of the basic level due to the importance of the development of oral skills in the first years of school life. It is fundamental that the school takes the student to acquire mastery of the oral expression in different social spheres, evidencing the construction of the knowledge, through the interaction in community. We begin, in fact, with the understanding that oral and written skills cannot be dissociated, since assimilation between the two is fundamental in the formation of children. For this study we adopt the perspective of language as a development activity, related to Bakhtin's proposals (2003); Vigotski (1998, 2007); and the perspectives of text and gender in Marcushi (2002, 2008) and Fávero, Andrade and Aquino (2000). The project was applied to students from 7 to 9 years old, students from the Municipal School Higino Antunes Pires Neto located in the city of Francisco Beltrão / PR. Therefore, in applying the project, we suggest that it is possible to promote a reflection on the importance of orality and to lead students to the field of oral expression in different social spheres. The main objective of this work was to develop a project directed to students of basic education, of a public school, proposing didactic tools that can help teachers in their work with orality. The results obtained demonstrate, in a general way, that students with greater difficulties of expressing themselves orally, when exposed to activities that stimulated this practice, showed total interest in participating and interacting with colleagues.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Juliana da
author_sort Silva, Juliana da
title O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
title_short O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
title_full O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
title_fullStr O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
title_full_unstemmed O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
title_sort o desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Juliana da. O desenvolvimento da oralidade através de ferramentas didáticas no terceiro ano do ensino fundamental 1. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14674
_version_ 1703206545670537216
score 10,966579