Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela

This search presents the way taken by Raquel in A Bolsa Amarela (1976), by Lygia Bojunga Nunes, through a of his great desires: be a writer, contextualizing his other wishes and imaginary friends, who are carried by the protagonist in the yellow bag. It is also sought to associate the narrative with...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Bruna Marieli Vanelli de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14691
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14691
recordtype dspace
spelling riut-1-146912020-11-18T14:24:03Z Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela An encounter with writing: the path traced by Rachel, in A bolsa amarela Oliveira, Bruna Marieli Vanelli de Marquezi, Rosangela Aparecida Marquezi, Rosangela Aparecida Consoli, Marcia Oberderfer Stankiewicz, Mariese Ribas Literatura infantojuvenil Mulheres na literatura Literatura - Análise Children's literature Women in literature Literature - Analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This search presents the way taken by Raquel in A Bolsa Amarela (1976), by Lygia Bojunga Nunes, through a of his great desires: be a writer, contextualizing his other wishes and imaginary friends, who are carried by the protagonist in the yellow bag. It is also sought to associate the narrative with the life of the writer and her and her professional trajectory until being recognized in the literary milieu in the 1970s, arguing the role of women in literature (as author) and the importance of the transformations that occurred in Brazil in the late nineteenth century and in the 1950s, 1960s and 1970s. It seeks to it is evident, also, in the work the factors that affect Rachel's encounter with a literature, relating them the figure of woman in society. The bibliographical research was based on theorists that debate feminine questions, as Norma Telles (2002), Maria Rocha Coutinho (1994) and Michelle Perrot (2001, 2017), as well as who discuss the children's and youth literature Laura Sandroni. (1987), Diana Maria Marchi (2000); Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1999), among others. From this study, it is observed that the family environment is one reason why the character presents insecurity in relation to writing, which makes him find in the imagination one of the means to escape repression. With an episode in which Raquel solve the problems of her imaginary friends and realize that the bag no longer weighs, her longings are gone, causing to free herself from the conflicts. By means of themes like these, the writer Lygia Bojunga inserts herself in the literary universe to criticize the society of the age and presents to the children a reality, at the same time that it them stimulates the imagination. Esta pesquisa apresenta o caminho percorrido pela personagem Raquel em A Bolsa Amarela (1976), de Lygia Bojunga Nunes, por meio de um de seus grandes desejos: ser escritora, contextualizando-a com suas outras vontades e amigos imaginários, que são carregados pela protagonista na bolsa amarela. Procura-se, ainda, associar a narrativa com a vida da escritora e sua trajetória profissional até ser reconhecida no meio literário na década de 1970, discutindo-se o papel da mulher na literatura (como autora) e a importância das transformações que ocorreram no Brasil nos anos finais do século XIX e nas décadas de 50, 60 e 70 do século XX. Busca evidenciarse, também, na obra, os fatores que afetavam o encontro de Raquel com a literatura, relacionando-os com a figura da mulher na sociedade. A pesquisa bibliográfica foi construída com base em teóricos que debatem acerca das questões femininas, como Norma Telles (2002), Maria Rocha Coutinho (1994) e Michelle Perrot (2001; 2017), bem como dos que discutem a literatura infantojuvenil, como Laura Sandroni (1987), Diana Maria Marchi (2000); Marisa Lajolo; Regina Zilberman (1999), dentre outros. A partir deste estudo, constata-se que o meio familiar é a razão pela qual a personagem apresenta insegurança em relação à escrita, o que lhe faz encontrar na imaginação um dos meios para fugir da repressão. Com a passagem de episódios em que Raquel resolve os problemas de seus amigos imaginários e percebe que a bolsa não pesa mais, seus anseios vão embora, fazendo com que se liberte dos conflitos. Por meio de temas como esses, a escritora Lygia Bojunga se insere no universo literário ao criticar a sociedade da época e apresenta às crianças a realidade, ao mesmo tempo em que lhes estimula a imaginação. 2020-11-18T14:24:03Z 2020-11-18T14:24:03Z 2018-06-22 bachelorThesis OLIVEIRA, Bruna Marieli Vanelli de. Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14691 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura infantojuvenil
Mulheres na literatura
Literatura - Análise
Children's literature
Women in literature
Literature - Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Mulheres na literatura
Literatura - Análise
Children's literature
Women in literature
Literature - Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oliveira, Bruna Marieli Vanelli de
Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
description This search presents the way taken by Raquel in A Bolsa Amarela (1976), by Lygia Bojunga Nunes, through a of his great desires: be a writer, contextualizing his other wishes and imaginary friends, who are carried by the protagonist in the yellow bag. It is also sought to associate the narrative with the life of the writer and her and her professional trajectory until being recognized in the literary milieu in the 1970s, arguing the role of women in literature (as author) and the importance of the transformations that occurred in Brazil in the late nineteenth century and in the 1950s, 1960s and 1970s. It seeks to it is evident, also, in the work the factors that affect Rachel's encounter with a literature, relating them the figure of woman in society. The bibliographical research was based on theorists that debate feminine questions, as Norma Telles (2002), Maria Rocha Coutinho (1994) and Michelle Perrot (2001, 2017), as well as who discuss the children's and youth literature Laura Sandroni. (1987), Diana Maria Marchi (2000); Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1999), among others. From this study, it is observed that the family environment is one reason why the character presents insecurity in relation to writing, which makes him find in the imagination one of the means to escape repression. With an episode in which Raquel solve the problems of her imaginary friends and realize that the bag no longer weighs, her longings are gone, causing to free herself from the conflicts. By means of themes like these, the writer Lygia Bojunga inserts herself in the literary universe to criticize the society of the age and presents to the children a reality, at the same time that it them stimulates the imagination.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Oliveira, Bruna Marieli Vanelli de
author_sort Oliveira, Bruna Marieli Vanelli de
title Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
title_short Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
title_full Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
title_fullStr Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
title_full_unstemmed Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela
title_sort um encontro com a escrita: o caminho traçado por raquel em a bolsa amarela
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Bruna Marieli Vanelli de. Um encontro com a escrita: o caminho traçado por Raquel em A bolsa amarela. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14691
_version_ 1703203658168008704
score 10,966579