O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento

This study is a bibliographical research that reflects on how the activities with phonological awareness, ability to reflect on the sounds of words, involving the levels, syllabic, intrassilabic and phonemic, can be addressed inside the classroom. Since this is an essential practice for children who...

ver descrição completa

Autor principal: Morais, Daniele Carla de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14696
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14696
recordtype dspace
spelling riut-1-146962020-11-18T14:24:10Z O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento The work with phonological awareness and the implications in the initial phase of literacy Morais, Daniele Carla de Silva, Susiele Machry da Silva, Susiele Machry da Gritti, Letícia Lemos Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira Fonologia Alfabetização Leitura - Desenvolvimento Escrita Phonology Literacy Development reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This study is a bibliographical research that reflects on how the activities with phonological awareness, ability to reflect on the sounds of words, involving the levels, syllabic, intrassilabic and phonemic, can be addressed inside the classroom. Since this is an essential practice for children who are inserted in the initial literacy’s phase. According with research conducted, phonological awareness is seen as a precursor to reading and writing learning. Being an abilityf reflection upon sounds, manipulation and segmentation of words, the phonological awareness helps in the grapheme / phoneme relationship, an essential factor for learning reading and writing development. In this sense, the work’s main objective is reflecting about what the phonological awareness’s contributions to the learning of reading and writing of children in the initial literacy’s phase. Are for the demonstration of the exercises of phonological awareness, from the levels, three reference bases have been designated: Adams (2006), Almeida and Duarte (2003) and Ilha et al (2017). Two activities of each level, syllabic, intrassilabic and phonemic, of each author were selected for the analysis, following the age and grade criteria in which the child is inserted. The activities of the syllabic, interssilabic and phonemic levels demonstrated a significant role in the initial phase of literacy, through exercises such as synthesis, segmentation, identification of initial and final syllables, rhyming identification, manipulation and, among others, which help the child to reflect on the word and its sound structure. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que reflete sobre a forma como as atividades com consciência fonológica, capacidade de refletir sobre os sons das palavras, envolvendo os níveis: silábico, intrassilábico e fonêmico, podem ser abordadas dentro da sala aula; visto ser esta uma prática essencial para crianças que estão inseridas na fase inicial do letramento. De acordo com pesquisas realizadas, a consciência fonológica é vista como um precursor para a aprendizagem de leitura e escrita (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2011; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2012; CARDOSO-MARTINS, 1991; ALVES, 2012). Sendo uma habilidade de reflexão dos sons, manipulação e segmentação das palavras, a consciência fonológica auxilia na relação grafema/fonema, fator essencial para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é refletir sobre quais as contribuições da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças em fase inicial do letramento. Para a demonstração dos exercícios de consciência fonológica, a partir dos níveis, foram designadas três bases referenciais, são elas: Adams (2006), Almeida e Duarte (2003) e Ilha et al (2017). Foram selecionadas duas atividades de cada nível, silábico, intrassilábico e fonêmico, de cada autor, para a análise, seguindo os critérios de idade e ano em que a criança está inserida. As atividades dos níveis silábico, intrassilábico e fonêmico demostraram ter um papel significativo na fase inicial da alfabetização e letramento, por meio de exercícios como, síntese, segmentação, identificação de sílabas iniciais e finais, identificação de rima, manipulação, e entre outros, os quais, auxiliam a criança a refletir sobre a palavra e sua estrutura sonora. 2020-11-18T14:24:10Z 2020-11-18T14:24:10Z 2018-06-22 bachelorThesis MORAIS, Daniele Carla de. O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14696 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Fonologia
Alfabetização
Leitura - Desenvolvimento
Escrita
Phonology
Literacy
Development reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Fonologia
Alfabetização
Leitura - Desenvolvimento
Escrita
Phonology
Literacy
Development reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Morais, Daniele Carla de
O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
description This study is a bibliographical research that reflects on how the activities with phonological awareness, ability to reflect on the sounds of words, involving the levels, syllabic, intrassilabic and phonemic, can be addressed inside the classroom. Since this is an essential practice for children who are inserted in the initial literacy’s phase. According with research conducted, phonological awareness is seen as a precursor to reading and writing learning. Being an abilityf reflection upon sounds, manipulation and segmentation of words, the phonological awareness helps in the grapheme / phoneme relationship, an essential factor for learning reading and writing development. In this sense, the work’s main objective is reflecting about what the phonological awareness’s contributions to the learning of reading and writing of children in the initial literacy’s phase. Are for the demonstration of the exercises of phonological awareness, from the levels, three reference bases have been designated: Adams (2006), Almeida and Duarte (2003) and Ilha et al (2017). Two activities of each level, syllabic, intrassilabic and phonemic, of each author were selected for the analysis, following the age and grade criteria in which the child is inserted. The activities of the syllabic, interssilabic and phonemic levels demonstrated a significant role in the initial phase of literacy, through exercises such as synthesis, segmentation, identification of initial and final syllables, rhyming identification, manipulation and, among others, which help the child to reflect on the word and its sound structure.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Morais, Daniele Carla de
author_sort Morais, Daniele Carla de
title O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
title_short O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
title_full O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
title_fullStr O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
title_full_unstemmed O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
title_sort o trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MORAIS, Daniele Carla de. O trabalho com a consciência fonológica e as implicações na fase inicial do letramento. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14696
_version_ 1805320857251217408
score 10,814766