A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa

This research presents the use of cartoons in the listening practice in English Language teaching of grammar in the elementary teaching context. The study tries to find a way to create students´ motivation and interest in English Language learning, and, through two different teaching practices, it s...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Gustavo Lucas
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14697
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14697
recordtype dspace
spelling riut-1-146972020-11-18T14:24:12Z A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa The influence of the practice of listening by cartoon in english language grammar learning Barbosa, Gustavo Lucas Winfield, Claudia Marchese Winfield, Claudia Marchese Stankiewicz, Mariese Ribas Denardi, Didiê Ana Ceni Ensino - Meios auxiliares Aquisição da segunda língua Língua inglesa Comunicação oral Teaching - Aids and devices Second language acquisition English language Oral communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This research presents the use of cartoons in the listening practice in English Language teaching of grammar in the elementary teaching context. The study tries to find a way to create students´ motivation and interest in English Language learning, and, through two different teaching practices, it searches for information to discuss students´ learning of the content studied in the classroom. The study used data collection from participants from the eighth grade of a municipal school in Bom Sucesso do Sul, in Paraná state. Data were quantified and analized quantitative and qualitatively. Overall, resuts suggest that the use of cartoons are beneficial to participants´ listening comprehension and motivation. Above all, the research work presents a direction of the oral comprehension activities for the professional who act in the modern foreign language teaching area. Esta pesquisa apresenta a utilização de desenhos animados na prática de compreensão oral (listening) no ensino de gramática da Língua Inglesa no contexto do ensino fundamental. O estudo visa a um meio de gerar a motivação e o interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Inglesa, e, por meio de duas práticas de ensino diferenciadas, busca informações para discutir o aproveitamento dos estudantes quanto ao conteúdo curricular trabalhado em sala. O estudo utilizou coleta de dados de participantes do oitavo ano de uma escola pública em Bom Sucesso do Sul, Paraná. Os dados foram quantificados e analisados quantitativa e qualitativamente. De modo geral, os resultados sugerem que o uso de desenhos animados é benéfico para a compreensão oral e a motivação dos participantes. Sobretudo, o trabalho de pesquisa apresenta um direcionamento das atividades de compreensão oral para os profissionais que atuam na área de ensino de língua estrangeira moderna. 2020-11-18T14:24:12Z 2020-11-18T14:24:12Z 2016-11-24 bachelorThesis BARBOSA, Gustavo Lucas. A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14697 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Comunicação oral
Teaching - Aids and devices
Second language acquisition
English language
Oral communication
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Comunicação oral
Teaching - Aids and devices
Second language acquisition
English language
Oral communication
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Barbosa, Gustavo Lucas
A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
description This research presents the use of cartoons in the listening practice in English Language teaching of grammar in the elementary teaching context. The study tries to find a way to create students´ motivation and interest in English Language learning, and, through two different teaching practices, it searches for information to discuss students´ learning of the content studied in the classroom. The study used data collection from participants from the eighth grade of a municipal school in Bom Sucesso do Sul, in Paraná state. Data were quantified and analized quantitative and qualitatively. Overall, resuts suggest that the use of cartoons are beneficial to participants´ listening comprehension and motivation. Above all, the research work presents a direction of the oral comprehension activities for the professional who act in the modern foreign language teaching area.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Barbosa, Gustavo Lucas
author_sort Barbosa, Gustavo Lucas
title A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
title_short A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
title_full A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
title_fullStr A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
title_full_unstemmed A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
title_sort influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BARBOSA, Gustavo Lucas. A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14697
_version_ 1805305298160713728
score 10,814766