Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão

This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influen...

ver descrição completa

Autor principal: Conte, Fernanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14699
recordtype dspace
spelling riut-1-146992020-11-18T14:24:15Z Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão Billboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategy Conte, Fernanda Consoli, Marcia Oberderfer Consoli, Marcia Oberderfer Silva, Susiele Machry da Marquezi, Rosangela Aparecida Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention. Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente. 2020-11-18T14:24:15Z 2020-11-18T14:24:15Z 2018-06-19 bachelorThesis CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise do discurso
Publicidade - Linguagem
Campanhas publicitárias
Discourse analysis
Publicity - Language
Advertising campaigns
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Análise do discurso
Publicidade - Linguagem
Campanhas publicitárias
Discourse analysis
Publicity - Language
Advertising campaigns
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Conte, Fernanda
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
description This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Conte, Fernanda
author_sort Conte, Fernanda
title Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_short Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_full Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_fullStr Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_full_unstemmed Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_sort texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699
_version_ 1805315709338648576
score 10,814766