Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influen...
Autor principal: | Conte, Fernanda |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14699 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-146992020-11-18T14:24:15Z Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão Billboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategy Conte, Fernanda Consoli, Marcia Oberderfer Consoli, Marcia Oberderfer Silva, Susiele Machry da Marquezi, Rosangela Aparecida Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention. Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente. 2020-11-18T14:24:15Z 2020-11-18T14:24:15Z 2018-06-19 bachelorThesis CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Conte, Fernanda Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
description |
This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Conte, Fernanda |
author_sort |
Conte, Fernanda |
title |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_short |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_full |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_fullStr |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_full_unstemmed |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_sort |
texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 |
_version_ |
1805315709338648576 |
score |
10,814766 |