Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores

This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achie...

ver descrição completa

Principais autores: Dotto, Adriana, Peppe, Nairene Isabel Brizola
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14712
recordtype dspace
spelling riut-1-147122020-11-18T14:24:38Z Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores Dotto, Adriana Peppe, Nairene Isabel Brizola Denardi, Didiê Ana Ceni Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Professores - Formação Raciocínio em crianças Teaching - Methodology Learning strategies Teachers, Training of Reasoning in children Licenciatura em Letras This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achieve the aim of the research, data were collected by means of semi-structured interview with three teachers of Colégio SESI in Pato Branco, of a Paraná. Teachers’ answers were audio recorded and transcribed for the analysis. Data were analyzed in their thematic content revealing some of the contributions of “Oficinas de Aprendizagem” both to teacher and student’s development. Teacher professional development in relation to the methodological procedures becomes a mediator of student’s knowledge construction and a researcher of his/her own pedagogical practice, whilst student develops relational competence (negotiation power, leadership, importance given to research, autonomy and responsibility) and cognitive competence (knowledge contents of the curriculum of Ensino Médio, the capacity of constructing and applying concepts from different knowledge fields, the capacity of converting problems into opportunities as well as the capacity of problem sollution). This work was based on Sociocultural Theory (Vygotsky, 1991 and followers) in relation to teaching and learning process, as well as on important items/contents of the methodology of Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010). Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista que investigou as contribuições da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” para o desenvolvimento profissional do professor, bem como o impacto desta mesma metodologia no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada feita com três professores do Colégio SESI em Pato Branco, Paraná. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Os dados foram analisados em seu conteúdo temático revelando as contribuições das Oficinas de Aprendizagem para o desenvolvimento do professor e do aluno. O professor desenvolve-se com relação aos procedimentos metodológicos tornando-se um professor mediador da construção do conhecimento e pesquisador de sua própria prática pedagógica, enquanto que o aluno desenvolve a competência relacional (poder de negociação, espírito de liderança, importância dada à pesquisa, autonomia e responsabilidade) e a competência cognitiva (conteúdos da grade curricular do Ensino Médio, capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; capacidade de converter problemas em oportunidades e também de solucionar problemas). A pesquisa foi baseada em pressupostos da Teoria Sociocultural (Vygotsky,1991 e seguidores), que fundamentaram os estudos sobre ensino-aprendizagem e também em tópicos importantes sobre a metodologia das Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010). 2020-11-18T14:24:38Z 2020-11-18T14:24:38Z 2014-08-11 bachelorThesis DOTTO, Adriana; PEPPE, Nairene Isabel Brizola. Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Professores - Formação
Raciocínio em crianças
Teaching - Methodology
Learning strategies
Teachers, Training of
Reasoning in children
Licenciatura em Letras
spellingShingle Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Professores - Formação
Raciocínio em crianças
Teaching - Methodology
Learning strategies
Teachers, Training of
Reasoning in children
Licenciatura em Letras
Dotto, Adriana
Peppe, Nairene Isabel Brizola
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
description This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achieve the aim of the research, data were collected by means of semi-structured interview with three teachers of Colégio SESI in Pato Branco, of a Paraná. Teachers’ answers were audio recorded and transcribed for the analysis. Data were analyzed in their thematic content revealing some of the contributions of “Oficinas de Aprendizagem” both to teacher and student’s development. Teacher professional development in relation to the methodological procedures becomes a mediator of student’s knowledge construction and a researcher of his/her own pedagogical practice, whilst student develops relational competence (negotiation power, leadership, importance given to research, autonomy and responsibility) and cognitive competence (knowledge contents of the curriculum of Ensino Médio, the capacity of constructing and applying concepts from different knowledge fields, the capacity of converting problems into opportunities as well as the capacity of problem sollution). This work was based on Sociocultural Theory (Vygotsky, 1991 and followers) in relation to teaching and learning process, as well as on important items/contents of the methodology of Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Dotto, Adriana
Peppe, Nairene Isabel Brizola
author_sort Dotto, Adriana
title Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
title_short Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
title_full Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
title_fullStr Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
title_full_unstemmed Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
title_sort processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DOTTO, Adriana; PEPPE, Nairene Isabel Brizola. Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712
_version_ 1805307008040042496
score 10,814766