Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores
This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achie...
Principais autores: | Dotto, Adriana, Peppe, Nairene Isabel Brizola |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14712 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-147122020-11-18T14:24:38Z Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores Dotto, Adriana Peppe, Nairene Isabel Brizola Denardi, Didiê Ana Ceni Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Professores - Formação Raciocínio em crianças Teaching - Methodology Learning strategies Teachers, Training of Reasoning in children Licenciatura em Letras This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achieve the aim of the research, data were collected by means of semi-structured interview with three teachers of Colégio SESI in Pato Branco, of a Paraná. Teachers’ answers were audio recorded and transcribed for the analysis. Data were analyzed in their thematic content revealing some of the contributions of “Oficinas de Aprendizagem” both to teacher and student’s development. Teacher professional development in relation to the methodological procedures becomes a mediator of student’s knowledge construction and a researcher of his/her own pedagogical practice, whilst student develops relational competence (negotiation power, leadership, importance given to research, autonomy and responsibility) and cognitive competence (knowledge contents of the curriculum of Ensino Médio, the capacity of constructing and applying concepts from different knowledge fields, the capacity of converting problems into opportunities as well as the capacity of problem sollution). This work was based on Sociocultural Theory (Vygotsky, 1991 and followers) in relation to teaching and learning process, as well as on important items/contents of the methodology of Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010). Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista que investigou as contribuições da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” para o desenvolvimento profissional do professor, bem como o impacto desta mesma metodologia no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada feita com três professores do Colégio SESI em Pato Branco, Paraná. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Os dados foram analisados em seu conteúdo temático revelando as contribuições das Oficinas de Aprendizagem para o desenvolvimento do professor e do aluno. O professor desenvolve-se com relação aos procedimentos metodológicos tornando-se um professor mediador da construção do conhecimento e pesquisador de sua própria prática pedagógica, enquanto que o aluno desenvolve a competência relacional (poder de negociação, espírito de liderança, importância dada à pesquisa, autonomia e responsabilidade) e a competência cognitiva (conteúdos da grade curricular do Ensino Médio, capacidade de construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; capacidade de converter problemas em oportunidades e também de solucionar problemas). A pesquisa foi baseada em pressupostos da Teoria Sociocultural (Vygotsky,1991 e seguidores), que fundamentaram os estudos sobre ensino-aprendizagem e também em tópicos importantes sobre a metodologia das Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010). 2020-11-18T14:24:38Z 2020-11-18T14:24:38Z 2014-08-11 bachelorThesis DOTTO, Adriana; PEPPE, Nairene Isabel Brizola. Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Professores - Formação Raciocínio em crianças Teaching - Methodology Learning strategies Teachers, Training of Reasoning in children Licenciatura em Letras |
spellingShingle |
Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Professores - Formação Raciocínio em crianças Teaching - Methodology Learning strategies Teachers, Training of Reasoning in children Licenciatura em Letras Dotto, Adriana Peppe, Nairene Isabel Brizola Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
description |
This final paper aims to present a piece of an interpretative qualitative research which objective was to investigate the contributions of the methodology named “Oficinas de Aprendizagem” to teacher’s professional development, as well the student’s cognitive and social development. In order to achieve the aim of the research, data were collected by means of semi-structured interview with three teachers of Colégio SESI in Pato Branco, of a Paraná. Teachers’ answers were audio recorded and transcribed for the analysis. Data were analyzed in their thematic content revealing some of the contributions of “Oficinas de Aprendizagem” both to teacher and student’s development. Teacher professional development in relation to the methodological procedures becomes a mediator of student’s knowledge construction and a researcher of his/her own pedagogical practice, whilst student develops relational competence (negotiation power, leadership, importance given to research, autonomy and responsibility) and cognitive competence (knowledge contents of the curriculum of Ensino Médio, the capacity of constructing and applying concepts from different knowledge fields, the capacity of converting problems into opportunities as well as the capacity of problem sollution). This work was based on Sociocultural Theory (Vygotsky, 1991 and followers) in relation to teaching and learning process, as well as on important items/contents of the methodology of Oficinas de Aprendizagem (RIGON, 2010). |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Dotto, Adriana Peppe, Nairene Isabel Brizola |
author_sort |
Dotto, Adriana |
title |
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
title_short |
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
title_full |
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
title_fullStr |
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
title_full_unstemmed |
Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
title_sort |
processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
DOTTO, Adriana; PEPPE, Nairene Isabel Brizola. Processo de ensino-aprendizagem na metodologia das oficinas de aprendizagem: percepções dos professores. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14712 |
_version_ |
1805307008040042496 |
score |
10,814766 |