A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to i...
Autor principal: | Francio, Milena Fernanda |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14729 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-147292020-11-18T14:25:15Z A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar Francio, Milena Fernanda Santos, Márcia Andréa dos Santos, Márcia Andréa dos Denardi, Didiê Ana Ceni Farias, Nilson de Permacultura Educação Antroposofia Didática Permaculture Education Antroposofia Didatics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to implement a new vision about the way human being have being relating themselves with the envoirnment. Supported by its own ethic and principles, we tried, by this pratical proposal of building an alternative classroom, transpose Permaculture’s tecniques to the scholar perspective didatics. Ultimately, with this project we want to make a defense of public school, to democratizate its resourses and evolution of the ways teaching is conceived. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes à execução de um espaço pedagógico alternativo, intitulado “Jardim Literário”. Construído em um colégio da rede estadual de ensino de Pato Branco, esta proposta tem como princípio a aplicação das técnicas da Permacultura. Este conceito australiano nasceu nos anos 70 com o fim de criar uma nova visão sobre a maneira que o homem vem se relacionando com seu meio de intervenção. Construída a partir de uma ética e princípios próprios, tentaremos com a execução prática de uma sala de aula alternativa, transpor as ténicas da Permacultura para a didática escolar. Por fim, fazemos com este projeto uma defesa da escola pública, na democratização de seus recursos e na evolução das suas formas de conceber o ensino. 2020-11-18T14:25:15Z 2020-11-18T14:25:15Z 2016-11-22 bachelorThesis FRANCIO, Milena Fernanda. A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Permacultura Educação Antroposofia Didática Permaculture Education Antroposofia Didatics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
spellingShingle |
Permacultura Educação Antroposofia Didática Permaculture Education Antroposofia Didatics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA Francio, Milena Fernanda A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
description |
This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to implement a new vision about the way human being have being relating themselves with the envoirnment. Supported by its own ethic and principles, we tried, by this pratical proposal of building an alternative classroom, transpose Permaculture’s tecniques to the scholar perspective didatics. Ultimately, with this project we want to make a defense of public school, to democratizate its resourses and evolution of the ways teaching is conceived. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Francio, Milena Fernanda |
author_sort |
Francio, Milena Fernanda |
title |
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
title_short |
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
title_full |
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
title_fullStr |
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
title_full_unstemmed |
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
title_sort |
linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FRANCIO, Milena Fernanda. A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729 |
_version_ |
1805307010679308288 |
score |
10,814766 |