A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar

This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to i...

ver descrição completa

Autor principal: Francio, Milena Fernanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14729
recordtype dspace
spelling riut-1-147292020-11-18T14:25:15Z A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar Francio, Milena Fernanda Santos, Márcia Andréa dos Santos, Márcia Andréa dos Denardi, Didiê Ana Ceni Farias, Nilson de Permacultura Educação Antroposofia Didática Permaculture Education Antroposofia Didatics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to implement a new vision about the way human being have being relating themselves with the envoirnment. Supported by its own ethic and principles, we tried, by this pratical proposal of building an alternative classroom, transpose Permaculture’s tecniques to the scholar perspective didatics. Ultimately, with this project we want to make a defense of public school, to democratizate its resourses and evolution of the ways teaching is conceived. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes à execução de um espaço pedagógico alternativo, intitulado “Jardim Literário”. Construído em um colégio da rede estadual de ensino de Pato Branco, esta proposta tem como princípio a aplicação das técnicas da Permacultura. Este conceito australiano nasceu nos anos 70 com o fim de criar uma nova visão sobre a maneira que o homem vem se relacionando com seu meio de intervenção. Construída a partir de uma ética e princípios próprios, tentaremos com a execução prática de uma sala de aula alternativa, transpor as ténicas da Permacultura para a didática escolar. Por fim, fazemos com este projeto uma defesa da escola pública, na democratização de seus recursos e na evolução das suas formas de conceber o ensino. 2020-11-18T14:25:15Z 2020-11-18T14:25:15Z 2016-11-22 bachelorThesis FRANCIO, Milena Fernanda. A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Permacultura
Educação
Antroposofia
Didática
Permaculture
Education
Antroposofia
Didatics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
spellingShingle Permacultura
Educação
Antroposofia
Didática
Permaculture
Education
Antroposofia
Didatics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Francio, Milena Fernanda
A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
description This study aims to present the results of an alternative pedagogic place construction, named “Literary Garden”. Built at a public school of Pato Branco, this proposal has as principle the aplication of Permaculture’s tecniques. This Australian concept was created in the 70’s having as objective to implement a new vision about the way human being have being relating themselves with the envoirnment. Supported by its own ethic and principles, we tried, by this pratical proposal of building an alternative classroom, transpose Permaculture’s tecniques to the scholar perspective didatics. Ultimately, with this project we want to make a defense of public school, to democratizate its resourses and evolution of the ways teaching is conceived.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Francio, Milena Fernanda
author_sort Francio, Milena Fernanda
title A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
title_short A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
title_full A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
title_fullStr A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
title_full_unstemmed A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
title_sort linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FRANCIO, Milena Fernanda. A linguagem da permacultura: contribuição de um espaço pedagógico alternativo na didática escolar. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14729
_version_ 1805307010679308288
score 10,814766