Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento

The research has as main theme the analysis of the phonetic-phonological processes in the writing of young people and adults - EJA, in the initial phase of literacy and literacy. More directly, the proposal investigates how the appropriation of writing by young people and adults, making the diagnosi...

ver descrição completa

Autor principal: Giongo, Silvana
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14800
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14800
recordtype dspace
spelling riut-1-148002020-11-18T14:28:59Z Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento Analysis of phonological-phonological processes in the written productions of young people and adults: EJA in early literacy and literacy Giongo, Silvana Silva, Susiele Machry da Silva, Susiele Machry da Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira Gritti, Letícia Lemos Oralidade na literatura Aprendizagem Escrita Letramento Orality in literature Learning Writing Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The research has as main theme the analysis of the phonetic-phonological processes in the writing of young people and adults - EJA, in the initial phase of literacy and literacy. More directly, the proposal investigates how the appropriation of writing by young people and adults, making the diagnosis of the phenomena related to the difficulty in relation graphemes and phonemes, is investigated. The main objective, therefore, was to analyze which are the changes in writing resulting from this difficulty of differentiation. In the initial moment the classification of these informants by level was carried out, in order to understand the difference in the writing of these students. Theoretical background focused on phonics, phonology, literacy and literacy, as well as the grapheme and phoneme relationship (CAGLIARI; FAYOL; FERREIRO; KOCH; MARCUSCHI; SOARES; ZORZI), among others. The work was developed from a sample represented by written productions, words, phrases and texts, of four students of the EJA modality, with ages ranging from 40 to 85 years of age. The analysis was carried out from the survey of exchanges or substitutions, in examples such as: hunting by house, cache - by box, among others, from the categorization proposed in Zorzi, which organizes the changes in categories that group common phenomena. The study shows that students of the EJA modality are at different stages of the literacy process. In addition, the study allows us to perceive that adult students, participants of the EJA modality, in the phases of the appropriation of writing, have difficulties regarding the phonetic-phonological processes, more specifically in knowing how to recognize the relationship between graphemes and phonemes, in non-transparent relationships . A pesquisa possui como temática principal a análise dos processos fonético-fonológicos na escrita de jovens e adultos – EJA, em fase inicial de alfabetização e letramento. Mais diretamente, a proposta investiga como se dá a apropriação da escrita por jovens e adultos, fazendo o diagnóstico dos fenômenos relacionados à dificuldade na relação grafemas e fonemas. O objetivo principal, dessa forma, foi de analisar quais são as trocas na escrita decorrentes dessa dificuldade de diferenciação. Realizou-se ainda, no momento inicial a classificação desses informantes por nível, de forma a entender a diferença da escrita desses alunos. O embasamento teórico teve como foco questões sobre fonética, fonologia, alfabetização e letramento, bem como a relação grafema e fonema (CAGLIARI; FAYOL; FERREIRO; KOCH; MARCUSCHI; SOARES; ZORZI), entre outros. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma amostra representada por produções escritas, palavras, frases e textos, de quatro alunos da modalidade EJA, com faixa etária entre 40 a 85 anos de idade. A análise foi realizada a partir do levantamento das trocas ou substituições, em exemplos como: caza por casa, caxa – por caixa, entre outros, a partir da categorização proposta em Zorzi, que organiza as alterações em categorias que agrupam fenômenos comuns. O estudo evidencia que os alunos da modalidade EJA se encontram em diferentes fases do processo de alfabetização. Além disso, o estudo permite perceber que os alunos adultos participantes da modalidade EJA, nas fases da apropriação da escrita, possuem dificuldades quanto aos processos fonético-fonológicos, mais especificadamente em saber reconhecer a relação entre grafemas e fonemas, nas relações não transparentes. 2020-11-18T14:28:58Z 2020-11-18T14:28:58Z 2018-11-30 bachelorThesis GIONGO, Silvana. Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14800 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Oralidade na literatura
Aprendizagem
Escrita
Letramento
Orality in literature
Learning
Writing
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Oralidade na literatura
Aprendizagem
Escrita
Letramento
Orality in literature
Learning
Writing
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Giongo, Silvana
Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
description The research has as main theme the analysis of the phonetic-phonological processes in the writing of young people and adults - EJA, in the initial phase of literacy and literacy. More directly, the proposal investigates how the appropriation of writing by young people and adults, making the diagnosis of the phenomena related to the difficulty in relation graphemes and phonemes, is investigated. The main objective, therefore, was to analyze which are the changes in writing resulting from this difficulty of differentiation. In the initial moment the classification of these informants by level was carried out, in order to understand the difference in the writing of these students. Theoretical background focused on phonics, phonology, literacy and literacy, as well as the grapheme and phoneme relationship (CAGLIARI; FAYOL; FERREIRO; KOCH; MARCUSCHI; SOARES; ZORZI), among others. The work was developed from a sample represented by written productions, words, phrases and texts, of four students of the EJA modality, with ages ranging from 40 to 85 years of age. The analysis was carried out from the survey of exchanges or substitutions, in examples such as: hunting by house, cache - by box, among others, from the categorization proposed in Zorzi, which organizes the changes in categories that group common phenomena. The study shows that students of the EJA modality are at different stages of the literacy process. In addition, the study allows us to perceive that adult students, participants of the EJA modality, in the phases of the appropriation of writing, have difficulties regarding the phonetic-phonological processes, more specifically in knowing how to recognize the relationship between graphemes and phonemes, in non-transparent relationships .
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Giongo, Silvana
author_sort Giongo, Silvana
title Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
title_short Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
title_full Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
title_fullStr Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento
title_sort análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: eja em fase inicial de alfabetização e letramento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GIONGO, Silvana. Análise dos processos fonético-fonológico nas produções escritas de jovens e adultos: EJA em fase inicial de alfabetização e letramento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14800
_version_ 1805317671597637632
score 10,814766