Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues

This course conclusion paper relates the life of the playwriting Nelson Rodrigues with one of his main plays, Vestido de noiva. The play, written and staged in 1943 at Teatro Municipal do Rio de Janeiro is a landmark in Brazilian theatre history because of the revolutions it brought with its innovat...

ver descrição completa

Autor principal: Veiga, Aline da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14803
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14803
recordtype dspace
spelling riut-1-148032020-11-18T14:29:11Z Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues Nothing moralizes imagination: a study of feminine figure in Vestido de noiva by Nelson Rodrigues Veiga, Aline da Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho Stankiewicz, Mariese Ribas Camilotti, Camila Paula Rodrigues, Nelson, 1912-1980 Teatro brasileiro Feminilidade na literatura Literatura - Análise Brazilian drama Femininity in literature Literature - Analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This course conclusion paper relates the life of the playwriting Nelson Rodrigues with one of his main plays, Vestido de noiva. The play, written and staged in 1943 at Teatro Municipal do Rio de Janeiro is a landmark in Brazilian theatre history because of the revolutions it brought with its innovative proposal in both technical and thematical approaches. Among the many aspects suggested by the play, the present analysis sticks to the characters’ femininity intending to comprehend what is the feminine in Rodrigues’s work and how it is represented in this play. Studying such issue requires to comprehend the historical context of the play production; for this reason, one of the biases shown is the sociological perspective, relating the social construction about concepts as ‘woman’ and ‘femininity’. However, additionally, this analysis has as support the Freudian theories about these concepts intending to understand as well the psychological construction of these women from the play. Vestido de noiva is a drama in three acts which belongs to the psychological plays of Rodrigues, what shows the playwriting concern while writing it to create characters that are so much complex, meaningful and shattered. Therefore, this analysis seeks to comprehend the theatrical text by means of the psychology of the characters which composes it through the dialogs, as well as the critical essays selected to the study. Thus, it is a qualitative work and the interpretations were made through the dialog of theoretical and scientific texts, literary critics and works that have relevant thoughts of the author himself. Este trabalho de conclusão de curso dialoga a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues com uma de suas principais peças teatrais, Vestido de noiva. A peça, escrita e encenada em 1943 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um marco na história do teatro brasileiro em função das revoluções que trouxe com sua proposta inovadora tanto no sentido técnico quanto em relação ao modo de abordar a temática. Dentre os diversos aspectos suscitados pela peça, a presente análise limita-se à feminilidade das personagens a fim de compreender do que se trata o feminino no trabalho rodrigueano e como ele está representado nessa peça. Estudar tal assunto requer compreender o contexto histórico de produção da peça; por isso, um dos vieses apresentados é a perspectiva sociológica, relacionando a construção social acerca de conceitos como ‘mulher’ e ‘feminilidade’. Mas, para além disso, esta análise tem como suporte as teorias freudianas sobre os mesmos conceitos a fim de compreender também a construção psicológica dessas mulheres que compõem a peça. Isso porque Vestido de noiva é um drama em três atos que se encontra entre as Peças psicológicas de Rodrigues, o que evidencia a preocupação que o dramaturgo teve em trazer personagens bastante complexas, profundas e fragmentadas ao escrevê-la. Por isso, esta análise busca compreender o texto dramatúrgico por meio da psicologia das personagens que o compõe através dos diálogos, bem como da fortuna crítica selecionada para o estudo. Trata-se, portanto, de um trabalho de cunho qualitativo cujas interpretações se deram por meio da conversa entre textos teórico-científicos, críticas literárias e obras que contém considerações do próprio autor pertinentes ao estudo. 2020-11-18T14:29:10Z 2020-11-18T14:29:10Z 2017-12-04 bachelorThesis VEIGA, Aline da. Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14803 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Teatro brasileiro
Feminilidade na literatura
Literatura - Análise
Brazilian drama
Femininity in literature
Literature - Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Teatro brasileiro
Feminilidade na literatura
Literatura - Análise
Brazilian drama
Femininity in literature
Literature - Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Veiga, Aline da
Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
description This course conclusion paper relates the life of the playwriting Nelson Rodrigues with one of his main plays, Vestido de noiva. The play, written and staged in 1943 at Teatro Municipal do Rio de Janeiro is a landmark in Brazilian theatre history because of the revolutions it brought with its innovative proposal in both technical and thematical approaches. Among the many aspects suggested by the play, the present analysis sticks to the characters’ femininity intending to comprehend what is the feminine in Rodrigues’s work and how it is represented in this play. Studying such issue requires to comprehend the historical context of the play production; for this reason, one of the biases shown is the sociological perspective, relating the social construction about concepts as ‘woman’ and ‘femininity’. However, additionally, this analysis has as support the Freudian theories about these concepts intending to understand as well the psychological construction of these women from the play. Vestido de noiva is a drama in three acts which belongs to the psychological plays of Rodrigues, what shows the playwriting concern while writing it to create characters that are so much complex, meaningful and shattered. Therefore, this analysis seeks to comprehend the theatrical text by means of the psychology of the characters which composes it through the dialogs, as well as the critical essays selected to the study. Thus, it is a qualitative work and the interpretations were made through the dialog of theoretical and scientific texts, literary critics and works that have relevant thoughts of the author himself.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Veiga, Aline da
author_sort Veiga, Aline da
title Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
title_short Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
title_full Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
title_fullStr Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
title_full_unstemmed Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues
title_sort não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em vestido de noiva de nelson rodrigues
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VEIGA, Aline da. Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de noiva de Nelson Rodrigues. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14803
_version_ 1805300369938448384
score 10,814766