Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura

Nowadays, teaching is becoming increasingly dynamic, constantly schools have been innovative processing stage, both in the pedagogical, or by the insertion of new technologies in teaching and learning. The search for different methods of traditional causes new methodologies will be part of the teach...

ver descrição completa

Autor principal: Livi, Vanderléia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14827
recordtype dspace
spelling riut-1-148272020-11-18T14:40:33Z Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura Livi, Vanderléia Pereira, Pedro Paulo Ferreira, Edilson da Silva Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Ácidos graxos Óleos e gorduras - Reaproveitamento Ensino - Meios auxiliares Chemistry (High School) - Study and teaching Fatty acids Oils and fats - Recycling Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química Nowadays, teaching is becoming increasingly dynamic, constantly schools have been innovative processing stage, both in the pedagogical, or by the insertion of new technologies in teaching and learning. The search for different methods of traditional causes new methodologies will be part of the teaching-learning process. The use of teaching resources is a way to put students in direct contact with the theory applied, making the learning process is significant. When the practice developed is related to the everyday student, approaching the same as your reality and also at the same time addressing ways to preserve the environment, causes awaken in a new student environmental awareness and interest in learning the content taught. The aim of this study was to apply a teaching resource that would enable students to link theory with practice, and also taking the same to reflect on environmental issues through applied practice, using frying oil and residual oil radish in manufacture of soap. The methodology achieved a good result, taking the student to a better understanding about the subject worked, arousing the same curiosity and enthusiasm to develop a practice that is related to their daily life, thus broadening their knowledge. Atualmente, o ensino está se tornando cada vez mais dinâmico, constantemente as escolas tem sido palco de transformações inovadoras, tanto na parte pedagógica, ou pela inserção de novas tecnologias no ensino-aprendizagem. A busca por novos métodos, diferentes dos tradicionais e a implantação de novas tecnologias vêm fazendo parte do ensino-aprendizagem. O uso de recursos didáticos no ensino médio é uma forma de colocar os alunos em contato direto com a teoria aplicada, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Quando a prática desenvolvida está relacionada com o cotidiano do aluno, aproximando o mesmo da sua realidade e também, ao mesmo tempo abordando formas de preservar o meio ambiente, passa a despertar no aluno uma nova consciência ambiental e interesse em aprender o conteúdo ensinado. O objetivo desse estudo foi aplicar um recurso didático que permitisse ao aluno vincular a teoria com a prática, levando o mesmo a refletir sobre as questões ambientais através do trabalho realizado, utilizando óleo residual de fritura e óleo de nabo forrageiro na produção do sabão. A prática aplicada obteve um bom resultado, permitindo ao aluno uma melhor compreensão sobre o assunto trabalhado, despertando no mesmo a curiosidade e o entendimento ao desenvolver uma prática que está relacionada a sua vida diária, ampliando assim seus conhecimentos. 2020-11-18T14:40:33Z 2020-11-18T14:40:33Z 2012-10-05 bachelorThesis LIVI, Vanderléia. Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ácidos graxos
Óleos e gorduras - Reaproveitamento
Ensino - Meios auxiliares
Chemistry (High School) - Study and teaching
Fatty acids
Oils and fats - Recycling
Teaching - Aids and devices
Licenciatura em Química
spellingShingle Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ácidos graxos
Óleos e gorduras - Reaproveitamento
Ensino - Meios auxiliares
Chemistry (High School) - Study and teaching
Fatty acids
Oils and fats - Recycling
Teaching - Aids and devices
Licenciatura em Química
Livi, Vanderléia
Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
description Nowadays, teaching is becoming increasingly dynamic, constantly schools have been innovative processing stage, both in the pedagogical, or by the insertion of new technologies in teaching and learning. The search for different methods of traditional causes new methodologies will be part of the teaching-learning process. The use of teaching resources is a way to put students in direct contact with the theory applied, making the learning process is significant. When the practice developed is related to the everyday student, approaching the same as your reality and also at the same time addressing ways to preserve the environment, causes awaken in a new student environmental awareness and interest in learning the content taught. The aim of this study was to apply a teaching resource that would enable students to link theory with practice, and also taking the same to reflect on environmental issues through applied practice, using frying oil and residual oil radish in manufacture of soap. The methodology achieved a good result, taking the student to a better understanding about the subject worked, arousing the same curiosity and enthusiasm to develop a practice that is related to their daily life, thus broadening their knowledge.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Livi, Vanderléia
author_sort Livi, Vanderléia
title Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
title_short Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
title_full Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
title_fullStr Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
title_full_unstemmed Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
title_sort preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LIVI, Vanderléia. Preparação de sais sódicos de ácidos graxos (triglicerídeos) insaturados a partir de óleo de nabo forrageiro e óleo de fritura. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14827
_version_ 1805319028719222784
score 10,814766