Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio
Learning chemistry is still seen with bigotry by high school students, especially in the first year. However, it is possible to alleviate this problem by replacing the traditional methodology by a more dynamically methodology by using other means for the development class, such as the application of...
Principais autores: | Klein, Ana Paula Palaro, Souza, Jessica de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14830 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14830 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-148302020-11-18T14:40:36Z Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio Klein, Ana Paula Palaro Souza, Jessica de Ferri, Elídia Aparecida Vetter Tabela periódica dos elementos químicos - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Periodic law - Study and teaching Educational games Learning Licenciatura em Química Learning chemistry is still seen with bigotry by high school students, especially in the first year. However, it is possible to alleviate this problem by replacing the traditional methodology by a more dynamically methodology by using other means for the development class, such as the application of educational games. The Luddism is an engaging activity that promotes effective participation of the student and encourage the search of knowledge and is increasingly being used as a pedagogical tool. The goal of this work was to apply ludic activities using the periodic table to the process of teaching andlearning of the electronic configuration of the chemical elements in high school. The project was applied in a school of public southwestern of Paraná. First we applied a questionnaire in order to identify the level of students understanding about the subject, then an introduction and discussion about the subject, and then made the implementation of a ludic game and finally applied the initial questionnaire again. It was observed that after applying the game most of the questions were a greater number of correct answers, which justifies the use of the game as a teaching tool in effective teaching and learning. O aprender química ainda é visto com grande preconceito pelos alunos do ensino médio, principalmente no primeiro ano. Contudo, uma possível maneira de amenizar esse problema é substituir a metodologia tradicional por uma metodologia mais dinâmica, utilizando outros meios para o desenvolvimento das aulas, como por exemplo, a aplicação de jogos lúdicos. O ludismo é uma atividade envolvente capaz de promover uma participação efetiva do aluno e estimular a busca de conhecimentos e está sendo cada vez mais utilizado como ferramenta pedagógica. O objetivo desse trabalho foi a aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica dos elementos químicos no ensino médio. O projeto foi aplicado em um colégio da rede pública do sudoeste do Paraná. Primeiramente aplicou-se um questionário com o intuito de identificar o grau de entendimento dos alunos a respeito do assunto, posteriormente foi feita uma introdução e uma discussão sobre o conteúdo, em seguida, fez-se a aplicação de um jogo lúdico e por fim, foi aplicado novamente o questionário inicial. Observou-se que após a aplicação do jogo a maioria das questões apresentaram um número maior de acertos, o que justifica a utilização do jogo como uma ferramenta pedagógica eficaz no processo de ensino e aprendizagem. 2020-11-18T14:40:36Z 2020-11-18T14:40:36Z 2013-04-12 bachelorThesis KLEIN, Ana Paula Palaro; SOUZA, Jessica de. Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14830 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Tabela periódica dos elementos químicos - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Periodic law - Study and teaching Educational games Learning Licenciatura em Química |
spellingShingle |
Tabela periódica dos elementos químicos - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Periodic law - Study and teaching Educational games Learning Licenciatura em Química Klein, Ana Paula Palaro Souza, Jessica de Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
description |
Learning chemistry is still seen with bigotry by high school students, especially in the first year. However, it is possible to alleviate this problem by replacing the traditional methodology by a more dynamically methodology by using other means for the development class, such as the application of educational games. The Luddism is an engaging activity that promotes effective participation of the student and encourage the search of knowledge and is increasingly being used as a pedagogical tool. The goal of this work was to apply ludic activities using the periodic table to the process of teaching andlearning of the electronic configuration of the chemical elements in high school. The project was applied in a school of public southwestern of Paraná. First we applied a questionnaire in order to identify the level of students understanding about the subject, then an introduction and discussion about the subject, and then made the implementation of a ludic game and finally applied the initial questionnaire again. It was observed that after applying the game most of the questions were a greater number of correct answers, which justifies the use of the game as a teaching tool in effective teaching and learning. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Klein, Ana Paula Palaro Souza, Jessica de |
author_sort |
Klein, Ana Paula Palaro |
title |
Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
title_short |
Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
title_full |
Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
title_fullStr |
Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
title_sort |
aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
KLEIN, Ana Paula Palaro; SOUZA, Jessica de. Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14830 |
_version_ |
1805297590971924480 |
score |
10,814766 |