Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos
The textbook is considered essential within classrooms, and both teachers and for students, it serves as support. Given the importance of the textbook in teaching learning process this work aims to analyze textbooks Chemistry published between 1999-2010, to critically evaluate the content Thermochem...
Autor principal: | Karling, Mariéli |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14863 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14863 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-148632020-11-18T14:41:25Z Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos Karling, Mariéli Santos, Larissa Macedo dos Livros didáticos Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Termoquímica - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Textbooks Chemistry (High School) - Study and teaching Thermochemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química The textbook is considered essential within classrooms, and both teachers and for students, it serves as support. Given the importance of the textbook in teaching learning process this work aims to analyze textbooks Chemistry published between 1999-2010, to critically evaluate the content Thermochemistry, highlighting the variations in approach, language, images and exercises, and from this study provide important information on the changes observed in the books. The book was chosen by João Usberco and Edgard Salvador. The first analysis was made of the books unit form each of the issues, taking into account the approach understood to specific content analysis of the images and the language submitted by the authors. Although we analyzed the amount of exercise brought the books and the relationship that the book back on the daily life of the student and whether this emphasis on interdisciplinarity, contextualization and experimentation. What can be concluded from this study is that changes do occur in textbooks, because they need to follow the evolution of society, however this period of book publications of Chemistry, the changes occurring always aim to advance to a better understanding of students. O livro didático é considerado imprescindível dentro de salas de aulas, e tanto para os professores quanto para os alunos, ele serve como apoio. Tendo em vista a importância do livro didático no processo ensino aprendizagem, este trabalho tem como objetivo analisar livros didáticos de Química publicados entre os anos de 1999 a 2010, realizar uma avaliação crítica do conteúdo Termoquímica, destacando as variações em termos de abordagem, linguagem, imagens e exercícios, e a partir deste trabalho fornecer informações importantes sobre as alterações observadas nos livros. O livro escolhido foi da autoria de João Usberco e Edgard Salvador. A primeira análise dos livros foi feita de forma unitária de cada uma das edições, levando em consideração a abordagem compreendida para o conteúdo específico, análise das imagens e a linguagem apresentada pelos autores. Ainda foi analisada a quantidade de exercícios trazidos pelos livros e a relação que o livro trás sobre o cotidiano do aluno e se este da ênfase a interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. No final ainda foi feita uma análise geral dos quatros livros analisados. O que se conclui com este estudo, é que se mudanças realmente ocorrem nos livros didáticos, pois estes precisam acompanhar a evolução da sociedade, contudo neste período de publicações de livros de Química, as modificações ocorridas sempre visam a avanço para um melhor entendimento dos alunos. 2020-11-18T14:41:25Z 2020-11-18T14:41:25Z 2014-07-31 bachelorThesis KARLING, Mariéli. Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14863 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Química |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Livros didáticos Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Termoquímica - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Textbooks Chemistry (High School) - Study and teaching Thermochemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química |
spellingShingle |
Livros didáticos Química (Ensino médio) - Estudo e ensino Termoquímica - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Textbooks Chemistry (High School) - Study and teaching Thermochemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química Karling, Mariéli Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
description |
The textbook is considered essential within classrooms, and both teachers and for students, it serves as support. Given the importance of the textbook in teaching learning process this work aims to analyze textbooks Chemistry published between 1999-2010, to critically evaluate the content Thermochemistry, highlighting the variations in approach, language, images and exercises, and from this study provide important information on the changes observed in the books. The book was chosen by João Usberco and Edgard Salvador. The first analysis was made of the books unit form each of the issues, taking into account the approach understood to specific content analysis of the images and the language submitted by the authors. Although we analyzed the amount of exercise brought the books and the relationship that the book back on the daily life of the student and whether this emphasis on interdisciplinarity, contextualization and experimentation. What can be concluded from this study is that changes do occur in textbooks, because they need to follow the evolution of society, however this period of book publications of Chemistry, the changes occurring always aim to advance to a better understanding of students. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Karling, Mariéli |
author_sort |
Karling, Mariéli |
title |
Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
title_short |
Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
title_full |
Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
title_fullStr |
Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
title_full_unstemmed |
Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
title_sort |
avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
KARLING, Mariéli. Avaliação, análise crítica e abordagem do tema "termoquímica" em livros didáticos de química publicados em um período de 10 anos. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14863 |
_version_ |
1805308414702649344 |
score |
10,814766 |