Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais

Nowadays we realize that people do not care about their food, they are looking for fast and easy food which ends up causing a poor diet that ends up damaging people's health. In addition we realize that teaching learning at school influences people's lives. In analyzing these two situation...

ver descrição completa

Autor principal: Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15637
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15637
recordtype dspace
spelling riut-1-156372020-11-19T11:53:18Z Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais Practical classes related to healthy eating: conception of science teachers in the early years Fochezatto, Camila Beatriz Kummer Fujii, Rosangela Araujo Xavier Pires, Patricia de Souza Volz, Carla Cristiane Fujii, Rosangela Araujo Xavier Crianças - Nutrição Ciência - Estudo e ensino Hábitos de saúde em crianças Children - Nutrition Science - Study and teaching Health behavior in children CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Nowadays we realize that people do not care about their food, they are looking for fast and easy food which ends up causing a poor diet that ends up damaging people's health. In addition we realize that teaching learning at school influences people's lives. In analyzing these two situations we take into consideration to conduct research with teachers whether the theme healthy eating is being worked on and what resources, methodologies, methods are being worked. To obtain these answers, we conducted a questionnaire survey with teachers from a particular school in the city of Santa Helena - Pr. The questionnaire was applied to two teachers from the selected school, the questionnaire contained items identifying the participants' profile (gender, age, training, etc.) and items related to healthy eating. Data were qualitatively analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. It is concluded that teachers approach the subject in science classes and other subjects in various ways, always trying to relate the student's reality. It is also noticed that people are slowly becoming aware and more projects and programs are being organized to improve people's health through healthy eating. Atualmente percebemos que as pessoas não se preocupam com sua alimentação, estão em busca de alimentos rápidos e de fácil preparo o que acaba ocasionando uma mal alimentação, que acaba prejudicando a saúde das pessoas. Além disso percebemos que o ensino aprendizagem na escola influencia na vida das pessoas. Ao analisar essas duas situações levamos em consideração para realizar a pesquisa com livros didáticos, Projeto Político Pedagógico (PPP) e professores se está sendo trabalhado a temática alimentação saudável e quais os recursos, metodologias, métodos que veem sendo trabalhado. Para obter essas respostas realizamos uma pesquisa através de questionário com professoras de uma determinada escola do município de Santa Helena – Pr, livros didáticos e PPP da escola. O questionário foi aplicado para duas professoras da escola selecionada, o questionário conteve itens de identificação do perfil dos participantes (gênero, idade, formação, etc.) e itens relacionados a temática alimentação saudável. Os dados foram analisados qualitativamente segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Conclui-se que os livros didáticos e PPP evidenciaram que essa temática esta presente nos documentos e deve ser abordada junto aos alunos e que os professores abordam a temática nas aulas de Ciências e em outras disciplinas de diversas maneiras, tentando sempre relacionar a realidade do aluno. Também se percebe que aos poucos as pessoas estão se conscientizando e mais projetos e programas vem sendo organizados para que haja uma melhoria na saúde das pessoas através da alimentação saudável. 2020-11-19T11:53:18Z 2020-11-19T11:53:18Z 2019-11-13 bachelorThesis FOCHEZATTO, Camila Beatriz Kummer. Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15637 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Santa Helena Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças - Nutrição
Ciência - Estudo e ensino
Hábitos de saúde em crianças
Children - Nutrition
Science - Study and teaching
Health behavior in children
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Crianças - Nutrição
Ciência - Estudo e ensino
Hábitos de saúde em crianças
Children - Nutrition
Science - Study and teaching
Health behavior in children
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
description Nowadays we realize that people do not care about their food, they are looking for fast and easy food which ends up causing a poor diet that ends up damaging people's health. In addition we realize that teaching learning at school influences people's lives. In analyzing these two situations we take into consideration to conduct research with teachers whether the theme healthy eating is being worked on and what resources, methodologies, methods are being worked. To obtain these answers, we conducted a questionnaire survey with teachers from a particular school in the city of Santa Helena - Pr. The questionnaire was applied to two teachers from the selected school, the questionnaire contained items identifying the participants' profile (gender, age, training, etc.) and items related to healthy eating. Data were qualitatively analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. It is concluded that teachers approach the subject in science classes and other subjects in various ways, always trying to relate the student's reality. It is also noticed that people are slowly becoming aware and more projects and programs are being organized to improve people's health through healthy eating.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
author_sort Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
title Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
title_short Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
title_full Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
title_fullStr Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
title_full_unstemmed Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
title_sort aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FOCHEZATTO, Camila Beatriz Kummer. Aulas práticas relacionadas à alimentação saudável: concepção de professoras de ciências nos anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15637
_version_ 1805302594821685248
score 10,814766