O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo

Currently, traditional teaching is still predominant in schools, based on lectures that do not challenge students. In order to change this context, we highlight the use of different didactic modalities in the teaching and learning process, such as the simulated jury, which allows for the defense of...

ver descrição completa

Autor principal: Francener, Janaina Medeiros
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15647
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15647
recordtype dspace
spelling riut-1-156472020-11-19T11:53:28Z O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo The use of a simulated jury for the approach of agrichmics to the students of the final stage of the fundamental teaching of a field school Francener, Janaina Medeiros Fujii, Rosangela Araujo Xavier Damke, Anderleia Sotoriva Zanella, Samara Fujii, Rosangela Araujo Xavier Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Didática Science - Study and teaching Teachers, Training of Didatics CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Currently, traditional teaching is still predominant in schools, based on lectures that do not challenge students. In order to change this context, we highlight the use of different didactic modalities in the teaching and learning process, such as the simulated jury, which allows for the defense of ideas, argumentative power, judgment, decision making, among others. Therefore, the present work had the objective of evaluating the feasibility of using the simulated jury to work on controversial topics such as the use of agrochemicals. The research was caracterized as qualitative, using Content Analysis as a methodological procedure for data analysis. The data were constructed through questionnaires and videography simulated jury. Total of 14 students from a public school in the municipality of Missal / Paraná participated in the study. The students' comments during the simulated jury were categorized in Relation with the daily, theoretical Basis and Relation with the contents and disciplines studied, being verified that the majority of the arguments used by the students, during the simulated jurí, was of the type Theoretical Basement (42.5%). The final questionnaire, prepared for the evaluation of the simulated jury, showed that most of the participants evaluated as "very good" (42.8%) or "good" (42.8%), with grades ranged from 8 , 0 and 10.0. it was generally found that the simulated jury helped to understand the agrochemicals theme, enabling cooperative work among students, hypothesis analysis, critical-sense analysis, creativity and decision-making. Atualmente o ensino tradicional ainda é predominante nas escolas, fundamentado em aulas expositivas, que não desafiam os alunos. Para mudar esse contexto, destaca-se o uso de diferentes modalidades didáticas no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo o júri simulado, que possibilita a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento, a tomada de decisões, entre outros. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da utilização do júri simulado para trabalhar temas controversos como a utilização de agroquímicos. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, empregando-se a Análise de Conteúdo como procedimento metodológico para análise dos dados. Os dados foram construído por meio de questionários e videogravação do júri simulado. Participaram da investigação 14 estudantes de uma escola pública do campo do município de Missal/Paraná. Os dizeres dos estudantes durante o júri simulado foram categorizados em Relação com o cotidiano, Embasamento teórico e Relação com os conteúdos e disciplinas estudadas, constatando-se que a maioria dos argumentos utilizados pelos estudantes, no decorrer do jurí simulado, foi do tipo Embasamento Teórico (42,5%). O questionário final, elaborado para avaliação do júri simulado evidenciou que a maioria dos participantes da investigação avaliaram como “muito bom” (42,8%) ou como “bom” (42,8%), com atribuição de notas que variaram de 8,0 e 10.0. de forma geral constatou-se que o júri simulado ajudou na compreensão do tema agroquímicos, viabilizando o trabalho cooperativo entre os estudantes, o levantamento de hipóteses, a análise de senso crítico, a criatividade e a tomada de decisões. 2020-11-19T11:53:28Z 2020-11-19T11:53:28Z 2019-06-19 bachelorThesis FRANCENER, Janaina Medeiros. O uso de Júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15647 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Santa Helena Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didática
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Didatics
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Didática
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Didatics
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Francener, Janaina Medeiros
O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
description Currently, traditional teaching is still predominant in schools, based on lectures that do not challenge students. In order to change this context, we highlight the use of different didactic modalities in the teaching and learning process, such as the simulated jury, which allows for the defense of ideas, argumentative power, judgment, decision making, among others. Therefore, the present work had the objective of evaluating the feasibility of using the simulated jury to work on controversial topics such as the use of agrochemicals. The research was caracterized as qualitative, using Content Analysis as a methodological procedure for data analysis. The data were constructed through questionnaires and videography simulated jury. Total of 14 students from a public school in the municipality of Missal / Paraná participated in the study. The students' comments during the simulated jury were categorized in Relation with the daily, theoretical Basis and Relation with the contents and disciplines studied, being verified that the majority of the arguments used by the students, during the simulated jurí, was of the type Theoretical Basement (42.5%). The final questionnaire, prepared for the evaluation of the simulated jury, showed that most of the participants evaluated as "very good" (42.8%) or "good" (42.8%), with grades ranged from 8 , 0 and 10.0. it was generally found that the simulated jury helped to understand the agrochemicals theme, enabling cooperative work among students, hypothesis analysis, critical-sense analysis, creativity and decision-making.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Francener, Janaina Medeiros
author_sort Francener, Janaina Medeiros
title O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
title_short O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
title_full O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
title_fullStr O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
title_full_unstemmed O uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
title_sort o uso de júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FRANCENER, Janaina Medeiros. O uso de Júri simulado para abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15647
_version_ 1805316298138189824
score 10,814766