Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática

This study aims to understand what is the importance given by some professionals who teach math when it comes to the affective relationship that they set (or not) to their students, how they express that this is related to the child’s cognitive development and also to their school progress. Bibliogr...

ver descrição completa

Autor principal: Marzagão, Mayara Andressa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15848
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15848
recordtype dspace
spelling riut-1-158482020-11-19T13:20:07Z Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática Reason and emotion: the influence of affection in mathematics learning according to some professionals who teach math Marzagão, Mayara Andressa Vertuan, Rodolfo Eduardo Novaes, Barbara Winiarski Diesel Freitas, Cezar Ricardo de Vertuan, Rodolfo Eduardo Análise de interação na educação Matemática - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos Construtivismo (Educação) Interaction analysis in education Mathematics - Study and teaching - Psychological aspects Constructivism (Education) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aims to understand what is the importance given by some professionals who teach math when it comes to the affective relationship that they set (or not) to their students, how they express that this is related to the child’s cognitive development and also to their school progress. Bibliographic researches have been developed about authors who studied affection and learning in the classroom. The data collection was done using a questionnaire applied to math teachers at the distinct levels of education. It was realized that the importance given by the math teachers concerning affection associated with learning math does not decrease when the schooling levels increase; however at the kindergarten the teachers point out that affection is an inherent part of the teaching-learning process, while it appears as a complement of the process at the other levels. It was also verified that, for the interviewed teachers, the presence of affection in the relationship between teacher and student makes the student learning more effective and meaningful. O presente trabalho tem o objetivo de compreender qual a importância atribuída por professores que ensinam matemática à relação afetiva que estabelecem (ou não estabelecem) com seus alunos, de que modo manifestam que isso está relacionado com o desenvolvimento cognitivo da criança e com seu progresso escolar. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre autores que realizaram estudos sobre a afetividade e aprendizagem em sala de aula. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado a professores que lecionam matemática nos diferentes níveis de escolaridade. Verificou-se que a importância dada pelos professores que ensinam matemática sobre a afetividade na aprendizagem da matemática não diminui com o aumento dos níveis de escolaridade, embora na Educação Infantil os professores enfatizem que a afetividade seja parte inerente do processo de ensino e aprendizagem, enquanto nos outros níveis aparece como um complemento do processo. Verificou-se também que, para os professores entrevistados, a presença da afetividade na relação professor e aluno torna a aprendizagem do aluno mais eficaz e significativa. 2020-11-19T13:20:07Z 2020-11-19T13:20:07Z 2015-11-23 bachelorThesis MARZAGÃO, Mayara Andressa. Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática. 2015. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15848 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise de interação na educação
Matemática - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Construtivismo (Educação)
Interaction analysis in education
Mathematics - Study and teaching - Psychological aspects
Constructivism (Education)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Análise de interação na educação
Matemática - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Construtivismo (Educação)
Interaction analysis in education
Mathematics - Study and teaching - Psychological aspects
Constructivism (Education)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Marzagão, Mayara Andressa
Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
description This study aims to understand what is the importance given by some professionals who teach math when it comes to the affective relationship that they set (or not) to their students, how they express that this is related to the child’s cognitive development and also to their school progress. Bibliographic researches have been developed about authors who studied affection and learning in the classroom. The data collection was done using a questionnaire applied to math teachers at the distinct levels of education. It was realized that the importance given by the math teachers concerning affection associated with learning math does not decrease when the schooling levels increase; however at the kindergarten the teachers point out that affection is an inherent part of the teaching-learning process, while it appears as a complement of the process at the other levels. It was also verified that, for the interviewed teachers, the presence of affection in the relationship between teacher and student makes the student learning more effective and meaningful.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Marzagão, Mayara Andressa
author_sort Marzagão, Mayara Andressa
title Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
title_short Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
title_full Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
title_fullStr Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
title_sort razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARZAGÃO, Mayara Andressa. Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática. 2015. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15848
_version_ 1805316853887664128
score 10,814766