Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio

Acompanha: Procedimento para o uso do Tracker como objeto de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio

Autor principal: Matsunaga, Fausto Hideki
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1633
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1633
recordtype dspace
spelling riut-1-16332016-09-30T13:37:54Z Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio Learning objects your strengths and difficulties in learning physics in high school Matsunaga, Fausto Hideki Saavedra Filho, Nestor Cortez http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 Saavedra Filho, Nestor Cortez Bezerra Júnior, Arandi Ginane Morais, Edival de Física - Estudo e ensino Física - Ensino auxiliado por computador Videoteipes na educação Ciência Physics - Study and teaching Physics - Computer-assisted instruction Video tapes in education Science CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Acompanha: Procedimento para o uso do Tracker como objeto de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio This dissertation investigates the process of teaching and learning using a teaching object, the application called Tracker, which uses technological resources, through video analysis, in order to facilitate the interaction between physics laboratory experiments with imaging capabilities and video. This research was based on authors such as David Ausubel, Carl Rogers, Marco Antonio Moreira, and Pozo Crespo. This research aimed to evaluate the importance of activities using the application's features and mediation in the implementation of activities with the students of the first year of high school. In this work high school teachers and students of the first grade of high school of the Marist Santa Maria school. In order to verify if there was significant evidence on learning content related to horizontal launch projectile, an evaluation was applied on the properties involved in this content before and after using the Tracker. From the results obtained, there was a comparison of the knowledge that students had before and the knowledge gained after use, checking so that through the activities developed, we can see significant learning signs regarding the described content. In this research we observed that the mediation of the teacher in the Tracker application was fundamental to the result obtained. Nessa dissertação investiga-se o processo de ensino-aprendizagem empregando um objeto de ensino, o aplicativo conhecido como Tracker, que utiliza recursos tecnológicos, através do vídeo análise, a fim de favorecer a interação entre os experimentos de laboratório de física com recursos de imagens e vídeo. Esta pesquisa fundamentou-se em autores como David Ausubel, Carl Rogers, Marco Antônio Moreira, Pozo e Crespo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a importância das atividades utilizando os recursos do aplicativo e a mediação na aplicação das atividades desenvolvidas com os alunos da primeira série do ensino médio. Participaram deste trabalho professores do ensino médio e alunos da primeira série do ensino médio da escola Marista Santa Maria. No intuito de verificar se houve indícios de aprendizagem significativa no conteúdo relacionado ao lançamento horizontal de projétil, aplicou-se uma avaliação sobre as propriedades envolvidas neste conteúdo antes e após o uso do Tracker. A partir dos resultados obtidos, fez-se uma comparação entre o conhecimento que os estudantes tinham antes e o conhecimento adquirido após o seu uso, verificando então, que através das atividades desenvolvidas, podemos perceber indícios de aprendizagem significativa em relação ao conteúdo descrito. Nessa pesquisa observamos que a mediação do professor no processo de aplicação do Tracker foi fundamental para o resultado obtido. 2016-08-30T12:54:11Z 2016-08-30T12:54:11Z 2015-07-23 masterThesis MATSUNAGA, Fausto Hideki. Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1633 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física - Estudo e ensino
Física - Ensino auxiliado por computador
Videoteipes na educação
Ciência
Physics - Study and teaching
Physics - Computer-assisted instruction
Video tapes in education
Science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Física - Estudo e ensino
Física - Ensino auxiliado por computador
Videoteipes na educação
Ciência
Physics - Study and teaching
Physics - Computer-assisted instruction
Video tapes in education
Science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Matsunaga, Fausto Hideki
Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
description Acompanha: Procedimento para o uso do Tracker como objeto de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
format Dissertação
author Matsunaga, Fausto Hideki
author_sort Matsunaga, Fausto Hideki
title Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
title_short Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
title_full Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
title_fullStr Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
title_full_unstemmed Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
title_sort objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation MATSUNAGA, Fausto Hideki. Objetos de ensino, suas potencialidades e dificuldades para aprendizagem de física no ensino médio. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1633
_version_ 1805308519574929408
score 10,814766