A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an appr...
Autor principal: | Carneiro, Lorene Hauani |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-16615 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-166152020-11-19T20:39:28Z A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências The transition from aquatic life to terrestrial life in a proposal with didactic models for science teaching Carneiro, Lorene Hauani Tureck, Luciane Viater Bertoni, Danislei Tureck, Luciane Viater Bertoni, Danislei Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Souza, Graziela Ferreira de Zoologia Paleontologia Ciência - Estudo e ensino Zoology Paleontology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an approach capable of promoting this nified understanding. These areas are naturally interconnected, since by paleontology it is possible to show the species that already existed on the planet and that were extinct, tracing back the Earth's past; since evolution approaches the changes or transformations in the alive beings through the time that they took in the emergence of new species, both provide important subsidies for the teaching of Zoology. He proposed didactic sequence was organized as a didactic material that can be used by teachers of science and biology, directed to the 7th year of elementary school. The sequence was organized from five key questions that foster a chain of ideas capable of incorporating the concepts of the three areas, and presents suggestions of activities that materialize the connection between them from the theme worked, presenting the scientific concepts and the representative species two evolutionary links. The accomplishment of this research made possible a greater understanding on the subject addressed and, therefore, academic growth, besides making possible the construction of didactic material with potential to contribute with ntegrative and attractive teaching practices in science teaching. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática para unificar os conceitos de Paleontologia, Evolução e Zoologia, abordando o tema da transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre com o uso de modelos didáticos, visando assim desenvolver uma abordagem capaz de promover essa compreensão unificada. Tais áreas encontram-se naturalmente interligadas, visto que pela paleontologia é possível evidenciar as espécies que já existiram no planeta e que foram extintas, remontando o passado da Terra. Já a evolução aborda as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo que acarretaram na emergência de espécies novas, ambas fornecem subsídios importantes para o ensino de Zoologia. A sequência didática proposta foi organizada como um material didático que pode ser utilizado pelos professores de ciências e biologia, direcionado ao 7° ano do ensino fundamental. A sequência foi organizada a partir de cinco questões chave que impulsionam um encadeamento de ideias capazes de incorporar os conceitos das três áreas, e apresenta sugestões de atividades que materializam a conexão entre elas a partir do tema trabalhado, apresentando os conceitos científicos e as espécies representantes dos elos evolutivos. A realização dessa pesquisa possibilitou um maior entendimento sobre o tema abordado portanto, crescimento acadêmico, além de possibilitar a construção e um material didático com potencial para contribuir com práticas docentes integrativas e atraentes no ensino de ciências. 2020-11-19T20:39:28Z 2020-11-19T20:39:28Z 2018-06-07 bachelorThesis CARNEIRO, Lorene Hauani. A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Ensino Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Zoologia Paleontologia Ciência - Estudo e ensino Zoology Paleontology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Zoologia Paleontologia Ciência - Estudo e ensino Zoology Paleontology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Carneiro, Lorene Hauani A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
description |
The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an approach capable of promoting this nified understanding. These areas are naturally interconnected, since by paleontology it is possible to show the species that already existed on the planet and that were extinct, tracing back the Earth's past; since evolution approaches the changes or transformations in the alive beings through the time that they took in the emergence of new species, both provide important subsidies for the teaching of Zoology. He proposed didactic sequence was organized as a didactic material that can be used by teachers of science and biology, directed to the 7th year of elementary school. The sequence was organized from five key questions that foster a chain of ideas capable of incorporating the concepts of the three areas, and presents suggestions of activities that materialize the connection between them from the theme worked, presenting the scientific concepts and the representative species two evolutionary links. The accomplishment of this research made possible a greater understanding on the subject addressed and, therefore, academic growth, besides making possible the construction of didactic material with potential to contribute with ntegrative and attractive teaching practices in science teaching. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Carneiro, Lorene Hauani |
author_sort |
Carneiro, Lorene Hauani |
title |
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
title_short |
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
title_full |
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
title_fullStr |
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
title_sort |
transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CARNEIRO, Lorene Hauani. A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615 |
_version_ |
1805320899057942528 |
score |
10,814766 |