A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências

The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an appr...

ver descrição completa

Autor principal: Carneiro, Lorene Hauani
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-16615
recordtype dspace
spelling riut-1-166152020-11-19T20:39:28Z A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências The transition from aquatic life to terrestrial life in a proposal with didactic models for science teaching Carneiro, Lorene Hauani Tureck, Luciane Viater Bertoni, Danislei Tureck, Luciane Viater Bertoni, Danislei Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Souza, Graziela Ferreira de Zoologia Paleontologia Ciência - Estudo e ensino Zoology Paleontology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an approach capable of promoting this nified understanding. These areas are naturally interconnected, since by paleontology it is possible to show the species that already existed on the planet and that were extinct, tracing back the Earth's past; since evolution approaches the changes or transformations in the alive beings through the time that they took in the emergence of new species, both provide important subsidies for the teaching of Zoology. He proposed didactic sequence was organized as a didactic material that can be used by teachers of science and biology, directed to the 7th year of elementary school. The sequence was organized from five key questions that foster a chain of ideas capable of incorporating the concepts of the three areas, and presents suggestions of activities that materialize the connection between them from the theme worked, presenting the scientific concepts and the representative species two evolutionary links. The accomplishment of this research made possible a greater understanding on the subject addressed and, therefore, academic growth, besides making possible the construction of didactic material with potential to contribute with ntegrative and attractive teaching practices in science teaching. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática para unificar os conceitos de Paleontologia, Evolução e Zoologia, abordando o tema da transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre com o uso de modelos didáticos, visando assim desenvolver uma abordagem capaz de promover essa compreensão unificada. Tais áreas encontram-se naturalmente interligadas, visto que pela paleontologia é possível evidenciar as espécies que já existiram no planeta e que foram extintas, remontando o passado da Terra. Já a evolução aborda as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo que acarretaram na emergência de espécies novas, ambas fornecem subsídios importantes para o ensino de Zoologia. A sequência didática proposta foi organizada como um material didático que pode ser utilizado pelos professores de ciências e biologia, direcionado ao 7° ano do ensino fundamental. A sequência foi organizada a partir de cinco questões chave que impulsionam um encadeamento de ideias capazes de incorporar os conceitos das três áreas, e apresenta sugestões de atividades que materializam a conexão entre elas a partir do tema trabalhado, apresentando os conceitos científicos e as espécies representantes dos elos evolutivos. A realização dessa pesquisa possibilitou um maior entendimento sobre o tema abordado portanto, crescimento acadêmico, além de possibilitar a construção e um material didático com potencial para contribuir com práticas docentes integrativas e atraentes no ensino de ciências. 2020-11-19T20:39:28Z 2020-11-19T20:39:28Z 2018-06-07 bachelorThesis CARNEIRO, Lorene Hauani. A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Ensino Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Zoologia
Paleontologia
Ciência - Estudo e ensino
Zoology
Paleontology
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Zoologia
Paleontologia
Ciência - Estudo e ensino
Zoology
Paleontology
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Carneiro, Lorene Hauani
A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
description The present work had as objective to elaborate a proposal of didactic sequence to unify the concepts of Paleontology, Evolution and Zoology, addressing the subject of the transition from the aquatic environment to the terrestrial environment with the use of didactic models, aiming to develop an approach capable of promoting this nified understanding. These areas are naturally interconnected, since by paleontology it is possible to show the species that already existed on the planet and that were extinct, tracing back the Earth's past; since evolution approaches the changes or transformations in the alive beings through the time that they took in the emergence of new species, both provide important subsidies for the teaching of Zoology. He proposed didactic sequence was organized as a didactic material that can be used by teachers of science and biology, directed to the 7th year of elementary school. The sequence was organized from five key questions that foster a chain of ideas capable of incorporating the concepts of the three areas, and presents suggestions of activities that materialize the connection between them from the theme worked, presenting the scientific concepts and the representative species two evolutionary links. The accomplishment of this research made possible a greater understanding on the subject addressed and, therefore, academic growth, besides making possible the construction of didactic material with potential to contribute with ntegrative and attractive teaching practices in science teaching.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Carneiro, Lorene Hauani
author_sort Carneiro, Lorene Hauani
title A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
title_short A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
title_full A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
title_fullStr A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
title_full_unstemmed A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
title_sort transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CARNEIRO, Lorene Hauani. A transição da vida aquática para a vida terrestre em uma proposta com modelos didáticos para o ensino de ciências. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16615
_version_ 1805320899057942528
score 10,814766