Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR

The quality of Brazilian public educational system provided by the Government, in general, is lagged comparing with the private system. The physical facilities conditions are one of the features that contribute to it. In order to meet this item, besides the necessary basic infrastructure, environmen...

ver descrição completa

Autor principal: Nati, Gustavo Akira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17360
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-17360
recordtype dspace
spelling riut-1-173602020-11-20T18:54:48Z Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR Relation between shading elements and solar adit in a educational establishment in Londrina/PR Nati, Gustavo Akira Krüger, Eduardo Leite Krüger, Eduardo Leite Tamura, Cintia Cerri, José Alberto Sombras - Índices Projeto arquitetônico Métodos de simulação Energia solar Shades and shadows - Indexes Architectural design Simulation methods Solar energy CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO The quality of Brazilian public educational system provided by the Government, in general, is lagged comparing with the private system. The physical facilities conditions are one of the features that contribute to it. In order to meet this item, besides the necessary basic infrastructure, environmental comfort is fundamental for user satisfaction and performance. Lately, a standard project has been created for school buildings to be deployed in order to ensure economy, agility and constructive practice. However, about been a standard project, several times the local characteristics where they will be implemented are not considered, and may contribute negatively in the student's learning level. The research was developed with the support of software for development of computational simulations in varied combinations of timetables, days and possibilities of solar orientation with the application of shading elements. In order to evaluate the behavior of the solar radiation in different deployments of the building and contributing to the draughtsman have information that may assist in the design and implementation stage. It was possible to note that the use of horizontal brises soleils had shown more effective in the orientation analyzed for the solar access blockade, in Londrina city. A qualidade do sistema educacional público brasileiro fornecido pelo Governo, de modo geral, está defasada em relação ao sistema privado. As condições das instalações físicas apresentam-se como uma das características que contribui para isso. A fim de atender esse item, além da infraestrutura básica necessária, o conforto ambiental mostra-se fundamental para satisfação e desempenho dos usuários. Ultimamente, criou-se um projeto padrão para as edificações escolares serem implantadas, de modo a garantir economia, rapidez e prática construtiva. Contudo, por se tratar de projeto padrão, muitas vezes as características locais onde serão implantadas não são consideradas, podendo contribuir negativamente no nível de aprendizado do aluno. A pesquisa foi desenvolvida com auxílio de software para elaboração de simulações computacionais nas variadas combinações de horários, dias e possibilidades de orientação solar com aplicação de elementos de sombreamento. Com objetivo de avaliar o comportamento da radiação solar nas diferentes implantações da edificação e contribuir para que o projetista tenha informações que possam auxiliar na fase de projeto e implantação. Foi possível observar que a utilização de brises soleils horizontais se demonstrou mais eficaz nas orientações analisadas, para o bloqueio do acesso solar, na cidade de Londrina, Paraná. 2020-11-20T18:54:48Z 2020-11-20T18:54:48Z 2018-08-17 specializationThesis NATI, Gustavo Akira. Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17360 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Construções Sustentáveis UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sombras - Índices
Projeto arquitetônico
Métodos de simulação
Energia solar
Shades and shadows - Indexes
Architectural design
Simulation methods
Solar energy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Sombras - Índices
Projeto arquitetônico
Métodos de simulação
Energia solar
Shades and shadows - Indexes
Architectural design
Simulation methods
Solar energy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Nati, Gustavo Akira
Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
description The quality of Brazilian public educational system provided by the Government, in general, is lagged comparing with the private system. The physical facilities conditions are one of the features that contribute to it. In order to meet this item, besides the necessary basic infrastructure, environmental comfort is fundamental for user satisfaction and performance. Lately, a standard project has been created for school buildings to be deployed in order to ensure economy, agility and constructive practice. However, about been a standard project, several times the local characteristics where they will be implemented are not considered, and may contribute negatively in the student's learning level. The research was developed with the support of software for development of computational simulations in varied combinations of timetables, days and possibilities of solar orientation with the application of shading elements. In order to evaluate the behavior of the solar radiation in different deployments of the building and contributing to the draughtsman have information that may assist in the design and implementation stage. It was possible to note that the use of horizontal brises soleils had shown more effective in the orientation analyzed for the solar access blockade, in Londrina city.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Nati, Gustavo Akira
author_sort Nati, Gustavo Akira
title Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
title_short Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
title_full Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
title_fullStr Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
title_full_unstemmed Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR
title_sort relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em londrina/pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation NATI, Gustavo Akira. Relação entre elementos de sombreamento e acesso solar em um ambiente escolar em Londrina/PR. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17360
_version_ 1805311147448991744
score 10,814766