Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes pos...
Autor principal: | Matos, Maria Luciane Ribeiro de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. |
---|